Neste dia 12 de Junho se comemora o dia dos namorados, uma data em que um dos sentimentos mais puros e importantes do ser humano é o centro das atenções: O amor. Nessa época existem músicas que sempre voltam às paradas, canções que falam sobre relacionamento, companheirismo e conexão entre duas pessoas, mas afinal, por que músicas românticas fazem tanto sucesso?
De acordo com um estudo recente, que analisou 1250 músicas lançadas entre 1960 e 2008, identificou que 71% das faixas falavam de amor romântico e 57% usam a palavra “amor” em algum trecho, sendo que 22% delas também fazem referência a sexo. Mas toda a importância dada a esse tema tem alguma explicação?
De acordo com o especialista em distribuição digital internacional de músicas e CEO da empresa LUJO NETWORK, Jeff Nuno, o uso tão frequente do tema “amor” em canções ocorre devido à universalidade do tema, ou seja, torna a música ‘consumível’ para quase todo mundo.
“Um dos principais pilares de uma música de sucesso é, sem dúvidas, a capacidade de se conectar com o ouvinte e criar laços com ele, no fim é isso que faz alguém gostar de uma música, se tornar fã de um artista, etc., sentir-se representado”.
“Existe forma melhor de criar conexão com o ouvinte do que falar de amor? Afinal, todo mundo em algum momento da vida já amou, ou seja, é um tema universal e conversa melhor com grande parte do público do que tratar de temas mais nichados, como nostalgia, religião, política ou reflexões mais pessoais”.
“Quando se trata de um período específico com o mês de junho onde há o dia dos namorados o tema ganha um duplo impulso, além de se conectar com o público, é o ‘tema do momento’, o que ajuda ainda mais a tornar uma música romântica popular nesse período, é uma questão da estratégia de lançamento da música saber utilizar bem o timing”, afirma Jeff Nuno.
5 músicas românticas para ouvir neste dia dos namorados:
01 – Você Endoideceu Meu Coração (Bonde do Forró/Juliana Bonde);
02 – Agora Somos Ex (Ximinha & Banda);
03 – Fique Aqui Comigo (MC Carol ZN);
04 – O Melhor do Passado (Devinho Novaes);
05 – Meu Amor É Tu (Jeffim Cantor).