De acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), em 2022 o Brasil foi o segundo país com o maior número de cirurgias plásticas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos em número de operações realizadas.
No entanto, apesar da grande adesão da sociedade a este tipo de procedimento, muitas pessoas ainda têm dificuldade em decidir por realizar a cirurgia que tanto deseja. O fim de ano é um período importante para isso, explica o cirurgião plástico Dr. Bora Kostic.
“Geralmente é durante esse período que as pessoas tomam realmente a decisão de fazer uma cirurgia plástica e focar no seu bem-estar e autoestima, mas esse procedimento deve ser feito com acompanhamento profissional para garantir uma maior qualidade e segurança na cirurgia”, destaca.
O que você deve saber antes de fazer uma cirurgia plástica em 2024
De acordo com o Dr. Bora Kostic, é preciso buscar um profissional experiente e realizar todas as consultas pré-operatórias.
“Antes de tudo é preciso encontrar um profissional experiente, a confiança paciente – cirurgião é fundamental para esse tipo de procedimento, por isso, sempre explica aos pacientes qualificações, casos de sucesso e suporte oferecido, antes da parte mais prática da cirurgia”.
“Depois disso, são realizadas consultas anteriores, que são essenciais para o contato com o paciente e cirurgião e para a definição de detalhes sobre a cirurgia, como análise de exames, necessidade e tamanho de implantes, flacidez da pele, entre outros detalhes importantes”.
As expectativas e etapas da cirurgia também devem ser entendidas pelo paciente, explica o Dr. Bora Kostic.
“A expectativas do paciente devem ser alinhadas com o profissional, em mamoplastias, exemplo, é comum que o paciente peça um determinado tamanho de prótese que não é o ideal e isso é direcionado pelo cirurgião, assim como a técnica que será utilizada, segurança do procedimento, entre outros pontos importantes”.
“Por isso, se você quer realizar uma plástica em 2024, faça todas essas etapas e você terá mais segurança no seu procedimento, você não pode deixar sua autoestima e seru bem-estar esperando”, reforça Dr. Bora Kostic.