Para a escolha de um candidato ideal a um cargo de liderança, em geral, vários fatores são considerados, mas, infelizmente, ainda temos algumas barreiras em determinados aspectos, a questão de gênero ainda é levado em conta durante a seleção.
Há vários aspectos que configuram um bom líder, mas todos eles não possuem relação com gênero e etnia.com o passar do tempo há a tendência de que habilidades, competências, conhecimentos e méritos profissionais sejam considerados independentemente do sexo, afirma a Especiaista em Gestão de Negócios, Claudia Pirani.
“Diversos direitos foram conquistados ao longo da história, mas ainda é notável a disparidade de gênero entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Referências femininas pelo Mundo trazem boas práticas, lições e aprendizados para que possamos avançar diante deste tema, ainda embarreirado por uma sociedade conservadora“.
“A partir de 2010 vemos uma clara e crescente cobertura da mídia sobre a “presença de mulheres em empresas de tecnologia”. Espera-se que, em um futuro próximo, a sociedade tenha evoluído para um ponto em que o gênero não seja mais um fator relevante na determinação da liderança”, afirma.
Diversas leis têm sido promulgadas para esse propósito, seja para buscar a igualdade salarial ou reduzir as formas de desequilíbrio profissional entre homens e mulheres, mas a sociedade também tem um papel importante.
“Se a inclusão de mulheres no mercado permite uma diversidade de ideias e crescimento econômico, “por que” as empresas ainda apresentam resistência?”, questiona.
Claudia Pirani irá realizar uma palestra sobre o tema no seminário multidisciplinar online e gratuito “Business & Health”, no dia 27 de abril.