Neuropsicóloga revela 5 comportamentos que não são presentes em pessoas com altas habilidades

neuropsicologa revela 5 comportamentos que nao sao presentes em pessoas com altas habilidades 1314314
Leninha 1 1 1
Divulgação / MF Press Global

Que as crianças com Qi acima da média apresentam vários tipos de comportamento, a maioria das pessoas sabem. No entanto, segundo a Ph.D em Neurociências, Dra em Psicologia, Mestre em Psicanálise e Neuropsicóloga especialista no tratamento de diversos transtornos, Roselene Espírito Santo Wagner, às vezes crianças com habilidades surpreendentes de memorização, atenção prodigiosa a detalhes, ouvido absoluto por exemplo, muitas vezes nos levam de imediato a pensar em Superdotação e/ou Altas Habilidades.

No entanto, é preciso um olhar clínico mais criterioso para não confundir: Autismo Leve, Síndrome de Asperger ou Superdotação/Altas Habilidades.

Conforme a profissional de saúde, quando encontramos as cinco características, abaixo relacionadas, as crianças, geralmente, não são superdotadas:

1-Não usam a comunicação não verbal
2-Pouco contato visual
3-Não imitam
4-Apresentam comportamentos sensoriais incomuns
5-Apresentam movimentos estereotipados

Por fim, Roselene lembrou que há fortes indícios da criança apresentar TEA e não Superdotação ou Altas Habilidades.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.