O Yoga é uma prática com mais de 5 mil anos surgida na Índia que combina posturas físicas, técnicas de respiração e meditação para promover equilíbrio entre o corpo, mente e o espírito.
No entanto, por muitos anos ela foi limitada ao uso religioso e teve sua eficácia contestada, mas com o avanço da ciência e diversos estudos que comprovaram seus inúmeros benefícios à saúde integral, as técnicas tradicionais puderam ser unidas e baseadas em métodos científicos, aumentando seus resultados.
A neurociência é uma das vertentes que mais se associou ao Yoga nos últimos anos, em grande parte para estudar os seus efeitos no cérebro, sistema nervoso e saúde mental.
Esta relação entre Yoga e neurociência é explorada no novo estudo “A metodologia de ensino Kaiut Yoga e seu uso na neuroplasticidade cerebral em prol do sistema nervoso”, publicada na revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales pelo Naturopata e professor de Yoga Ravi Kaiut, em parceria com o Graduando em naturopatia e criador do Método kaiut Yoga, Francisco Kaiut e com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela.
O Método Kaiut Yoga
O Método Kaiut Yoga foi criado pelo naturopata e quiropata brasileiro Francisco Kaiut através da integração de diferentes abordagens holísticas e científicas, para melhorar o alinhamento corporal e a mobilidade.
Inspirado no Hatha Yoga tradicional, o Kaiut Yoga adapta suas técnicas para atender às necessidades e limitações do corpo focando em aumentar a mobilidade e a funcionalidade sempre com base em estudos científicos.
Yoga e neurociência
A saúde mental nunca esteve tão pressionada como atualmente, redes sociais, mudanças comportamentais e sociais contribuem para uma maior prevalência de estresse crônico, ansiedade e depressão.
Mas diversos estudos já apontam os efeitos benéficos do Yoga na melhora desses problemas por meio da regulação com sistema nervoso e controle de neurotransmissores.
“A prática de yoga atua na redução do estresse por meio da liberação de neuroquímicos no cérebro. Exercícios de respiração e meditação levam a indução de um estado de relaxamento completo, contribuindo para a redução do estresse”.
“Essa prática também é benéfica para a remediação de distúrbios como a ansiedade e a depressão. […] O yoga muda o equilíbrio do sistema nervoso simpático e da reação de luta ou fuga para o sistema nervoso parassimpático e para uma resposta de relaxamento” explica Ravi Kaiut no estudo.