Música e futebol: Uma parceria de sucesso para o público brasileiro

O segredo do sucesso desse tipo de lançamento é que ele une duas paixões nacionais, a música e o futebol, afirma o CEO da LUJO NETWORK e especialista em distribuição digital, Jeff Nuno

Fonte:

x 7
Reprodução/FreePik

A música e o futebol formam uma parceria histórica de muito sucesso no Brasil, diversos hits de sucesso foram lançados com esse foco, por isso, cada vez mais essa estratégia é usada em lançamentos, como explica o CEO da empresa LUJO NETWORK, Jeff Nuno.

Historicamente a união de música e futebol forma uma combinação quase irresistível no Brasil, grande parte disso se deve a unir duas grandes paixões do público nacional”.

Isso cria uma conexão emocional forte com o público, e esse é um dos pilares de uma boa estratégia de lançamento. Conhecer bem o público e alinhar a música com o que ele gosta é essencial”, reforça Jeff Nuno.

“A voz da arquibancada”: A conexão entre música e uma paixão nacional

Neste dia 01, o cantor e ator Das Quebradas lançou a música “Carcamanos” em homenagem à torcida do Cruzeiro e que irá encabeçar uma série de lançamentos do projeto “A Voz da Arquibancada”, um documentário musical onde o artista e infiltra em várias das maiores torcidas organizadas do país.

Se há uma coisa que o Brasileiro ama é o futebol e eu percebi que não existe futebol sem música. No país de mais de 200 milhões de pessoas 9 de cada 10 brasileiros torcem para um time de futebol, e o que esses torcedores fazem nas arquibancadas? Cantam …”.

Eu fiz parte durante toda a minha adolescência de torcida organizadora e me afastei pra me dedicar a minha carreira artística, porém continuo frequentando até hoje”.

Seja nas arquibancadas ou em casa, nos bares ou nas praças o intuito do torcedor é torcer e o melhor jeito de torcer e cantando, e daí vem a minha inspiração, de todo torcedor que frequenta ou não as arquibancadas e que canta com todo amor pelo seu time do coração”, conta Das Quebradas, que começou sua história com a música aos 7 anos e já dividiu palco com grandes nomes, como Racionais, Seu Jorge, Marcelo D2 e Ludmilla.

O esporte como gancho musical

Segundo Jeff Nuno, o uso de temas com forte apelo de apego ao público, como o esporte, cria uma associação da música com o amor ao time, o que é muito usado para se aproximar do público.

Se aproximar do público é o grande desafio de cada artista, entender o que ele pensa, como ele age, do que ele gosta e entregar isso”.

O esporte é algo que gera identificação por si só, cada pessoa quer defender seu time do coração e isso o torna um ótimo gancho musical pois a canção se torna parte do time, da identidade do próprio torcedor, é mais que marketing, é uma conexão emocional”, ressalta.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.