Lula x Bolsonaro: Como a polarização política afeta as empresas?

Uma empresa está sujeita a todo o cenário do Brasil e isso pode impactar os seus resultados, afirma o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros

Fonte: MF Press Global

image 80

Apesar do fim do período eleitoral há algum tempo, o Brasil continua estando bastante polarizado, como foi demonstrado pela manifestação pró-bolsonaro no último dia 25, mas se engana quem acredita que essa divisão afeta apenas o ambiente político do país, quando na verdade ele pode afetar, inclusive, a ação de empresas.

De acordo com o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros, para criar boas estratégias de marketing e vendas para a sua empresa é preciso observar todo o cenário do país.

Para criar estratégias de marketing e vendas realmente boas, as empresas precisam observar todo o cenário, inclusive político, do país. As dinâmicas políticas influenciam diretamente o comportamento do consumidor e as condições do mercado, quando há muita instabilidade política, isso pode afetar a confiança dos consumidores e as suas preferências de compra”.

Por isso, é importante adaptar suas estratégias considerando mudanças e tendências sociais, além disso, observar e antecipar essas situações permite que as empresas façam ajustes mais certeiros”, explica Gustavo Medeiros.

O que minha empresa deve fazer nesse cenário?

Gustavo Medeiros lista algumas dicas para conseguir adequar as estratégias da sua empresa nesse contexto, confira:

01 – Quem é o seu cliente?: Entender as preferências e valores do seu público em meio à polarização política permite ajustar mensagens e abordagens de forma mais direcionada.

02 – Fique neutro: Lembre-se que o que mantém a empresa é o lucro, por isso, não é uma boa estratégia tomar partidos e se polarizar, pois isso afasta uma grande fatia de clientes e potenciais clientes.

03 – Marketing com diversidade: Ainda como uma forma de evitar se afastar demais de seus clientes, sempre represente diversidade em suas campanhas de marketing, mostrando sensibilidade à pluralidade de perspectivas políticas.

04 – Colaborações estratégicas: Evite realizar parcerias, apoiar projetos ou fazer campanhas e comemorar datas que sejam explicitamente polarizadas. Associe-se a causas mais neutras e pontos em comum entre as duas posições para mostrar responsabilidade corporativa e atrair diferentes segmentos.

05 – Fique atento ao futuro: Tudo muda com muita velocidade e isso também deve ser observado pela sua empresa, fique atento às tendências políticas futuras que possam afetar o seu setor e esteja preparado para ajustes rápidos.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.