Estado de Flow: Entenda o que é e a sua importância para a performance profissional

O desempenho de um atleta de alto rendimento precisa de vários fatores, mas o mental é com certeza um dos principais, afirma o especialista em performance no futebol, Fábio Gomes

image 5
© Divulgação/Freepik

Um atleta de alto desempenho depende de uma boa performance para ter uma carreira sólida, mas isso não se constrói do dia para a noite, é necessário ter uma preparação 360, que englobe vários aspectos, técnicos, psicológicos, ambientais, físicos, etc.

No entanto, de acordo com o ex-jogador, técnico e agora especialista em performance no futebol, Fábio Gomes, o pilar mental é um dos mais importantes para uma boa performance em campo.

Uma mente saudável, focada e lapidada para a alta performance é a base para um bom desempenho físico, para pensar jogadas táticas, enfim, para todo o resto, por isso, ela recebe tanta atenção em busca, principalmente, do chamado ‘estado de flow’”.

O que é o estado de Flow?

O estado de flow é um estado mental de total imersão e foco em uma atividade, onde a pessoa se sente completamente absorvida e envolvida no momento presente.

Ele foi idealizado pela primeira vez pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, em 1975, à época ele descreveu o estado da seguinte forma: “É um momento de concentração tão intensa que não sobra atenção para pensar sobre algo irrelevante ou se preocupar com problemas. A autoconsciência some e a percepção de tempo fica distorcida”.

O estado de Flow para atletas de alto rendimento

De acordo com o novo estudo “A importância do estado de Flow para uma melhor performance profissional para o atleta de futebol”, publicada na revista científica Contribuciones a las ciencias sociales pelo especialista em performance no futebol e licenciado em Educação Física e Desporto, Fábio Gomes, em parceria com o especialista em performance, Lincol Nunes e o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o estado contribui para uma melhor performance do atleta.

Quando  um  atleta  alcança  o  estado  de  flow,  ele demonstra  uma  notável  capacidade  de  concentração  e  imersão  na  atividade  em  questão.  Além disso,  sua  tomada  de  decisões  se  torna  mais  eficaz  e  ágil, enquanto  ele  ganha  clareza  e discernimento  mental  para  executar  as  ações  necessárias  durante  o  jogo”, afirma o estudo.

O estado de Flow traz vários benefícios ao atleta, como uma redução do estresse e ansiedade, melhor desempenho, maior foco, tomada de decisões mais ágil, maior motivação, entre outros.

Como atingir o estado de Flow?

De acordo com Fábio Gomes, para atingir o estado é preciso seguir alguns cuidados importantes, tanto na sua saúde, quanto no ambiente em que está.

Vários fatores contribuem para atingir o estado de flow, como manter o corpo saudável e descansado, dormir bem contribui bastante para isso, o aperfeiçoamento contínuo das habilidades através de treino repetitivo também é fundamental, assim como o treinamento cognitivo e trabalhar a autoeficácia e autoconfiança”.

Mas talvez o ponto mais importante seja saber manter um bom equilíbrio entre o interesse na atividade, no caso a partida, com a sensação de desafio, mas é necessário que seja um desafio viável, caso contrário o efeito será de estresse e frustração. Por isso, é fundamental ter apoio profissional constante, um jogo nunca acontece apenas no campo”, ressalta Fábio Gomes.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.