Em dúvida? Descubra as Diferenças entre as Canetas Subcutâneas no Combate à Obesidade

caneta obesidade

caneta obesidade

Você está em busca de tratamentos eficazes para combater a obesidade, mas fica confuso diante das opções disponíveis? A médica Patrícia Santiago traz esclarecimentos sobre as diferenças entre as canetas subcutâneas mais utilizadas nesse combate: Wegovy, Ozempic e Saxenda. Acompanhe as informações compartilhadas pela especialista e entenda qual opção pode ser a mais adequada para você.

Wegovy:

Segundo a Dra. Patrícia, o Wegovy é um medicamento de aplicação subcutânea, com dosagem de 2,4mg indicado para o combate à obesidade. Sua base é a semaglutida e, ao longo de um ano, estudos mostram que ele é capaz de reduzir o peso corporal em média 17%. “O Wegovy é indicado para adultos com índice de massa corporal (IMC) acima de 30 ou 27, desde que apresentem pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, como pré-diabetes, diabetes tipo 2, hipertensão ou doenças cardiovasculares. O tratamento consiste em uma injeção semanal”, explica a médica. 

Ozempic:

Outra opção e também com base a semaglutida é o Ozempic, porém sua dosagem é diferente em relação ao Wegovy. Esse medicamento também é indicado para melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2). A médica destaca que o Ozempic tem uma dosagem específica para o tratamento do diabetes tipo 2, e apresenta resultados excelentes em estudos, onde identificamos que o uso diário, em pequenas doses, gera menos efeitos colaterais e maior perda de peso, enquanto o Wegovy é exclusivo para o tratamento da obesidade. 

Saxenda:

Diferente dos anteriores, o Saxenda utiliza a substância liraglutida e é recomendado para pacientes que possuem sobrepeso, mas não atingiram o índice de obesidade. A Dra. Santiago explica que, em média, reduz o peso corporal em 9% e requer injeções diárias. O Assim como os outros medicamentos, seu uso deve ser acompanhado por um profissional de saúde e deve ser combinado com mudanças de estilo de vida, como reeducação alimentar e prática regular de atividade física.

A especialista alerta que é fundamental ressaltar que a escolha entre essas canetas subcutâneas deve ser realizada somente sob a recomendação e acompanhamento médico. Cada paciente possui necessidades e condições de saúde específicas, e é necessário avaliar qual tratamento se adequa melhor a cada caso. Além disso, ela destaca que todos esses medicamentos devem ser utilizados em conjunto com mudanças de estilo de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.