As doenças degenerativas são condições médicas que causam uma deterioração progressiva dos tecidos ou órgãos do corpo, elas incluem a artrite, osteoporose e distrofia muscular. Infelizmente, essas doenças não têm cura, mas existem tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, dentre eles, o Yoga tem ganhado cada vez mais destaque.
O fisiculturista e professor de Yoga, Ravi Kaiut, é um exemplo de como o Yoga pode ajudar no tratamento de doenças degenerativas, como a síndrome de Legg Perthes diagnosticada aos 4 anos de idade, Ravi utilizou o Yoga para manter a saúde e a mobilidade da sua articulação do quadril.
A síndrome de Legg Perthes é uma doença degenerativa que afeta a articulação do quadril, principalmente em crianças, ela ocorre quando o fluxo sanguíneo para a cabeça do fêmur é interrompido, o que leva a necrose do osso e a deformidades na articulação, a doença normalmente é tratada com fisioterapia e medicação para amenizar seus sintomas, mas pode causar dor e limitação de movimento por toda a vida.
“Quando eu era criança e fui diagnosticado com Legg Perthes, o que me causava dores quase insuportáveis, desde o início o Yoga foi uma importante ferramenta no tratamento, mas a princípio me causava muito desconforto, que com o tempo se transformou em alívio e impediu que eu desenvolvesse sequelas graves em decorrência da síndrome” Conta.
Como o Yoga ajuda no tratamento de doenças degenerativas?
De acordo com um estudo realizado por professores da Universidade de São Paulo (USP) e publicado na revista científica Frontiers in Neuroscience, a prática de Yoga ajuda na preservação da memória operacional, relaxamento e previne depressão e doenças neurodegenerativas, doenças que afetam progressivamente o cérebro do paciente, causando limitações físicas e mentais.
“Os movimentos suaves e controlados do yoga ajudam a melhorar a flexibilidade e a força muscular, o que pode aliviar a dor e a rigidez associadas a essas condições, além disso, a prática regular de yoga também melhora a coordenação, o equilíbrio e a postura, o que pode ser particularmente importante para pessoas com doenças degenerativas.”
“O yoga também auxilia na redução do estresse e da ansiedade, o que pode ajudar os pacientes a gerenciar melhor os sintomas de sua doença e tenham mais força para seguir em frente com o tratamento”. Explica Ravi Kaiut.