As lentes de contato chegaram como uma solução para quem busca um sorriso perfeito com dentes brancos e alinhados. No entanto, alguns cuidados após a colocação das lentes são muito importantes para que o resultado permaneça bonito e saudável.
A lente de contato dental é um procedimento que envolve a colocação de uma lâmina de porcelana sobre os dentes e é indicado para fins estéticos, principalmente.
O resultado são dentes harmônicos e naturais, quando feitos por profissionais capacitados e que utilizam laboratórios de ponta! Mas, assim como qualquer outro procedimento, é preciso estar atento nos cuidados após a colocação das mesmas.
O cirurgião-dentista Flávio Pinheiro revelou cinco dos principais cuidados que devem ser tomados pelos pacientes.
1 – Não roa unhas
Segundo o dentista, é imprescindível que o paciente abandone hábitos de roer unhas e morder objetos. “Você pode quebrar as lentes e até mesmo soltá-las”, disse.
2 – Reforce a higiene
“A higiene oral deve ser reforçada para que não ocorram infiltrações, devem ser utilizadas escovas de cerdas macias e sempre utilizar o fio dental após cada refeição, principalmente antes de dormir”, disse.
3 – Não use os dentes como ferramentas
É importantíssimo, segundo Flávio, que o paciente não tente usar seus dentes como uma espécie de ferramenta. “Jamais abrir ou rasgar embalagens de produtos com os dentes”, explicou.
4 – Verifique creme dental
“Não utilizar cremes dentais abrasivos, como os com carvão ativado”, pontuou.
5- Consultas regulares
“É necessário ir às consultas de revisão a cada seis meses sem falta, caso haja algum problema, podemos identificá-los no início e resolver mais facilmente”, explicou.
Sobre Flávio Pinheiro
Flávio Pinheiro se formou como cirurgião dentista em 2004 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em seguida fez o credenciamento nos sistema ITI de implantes dentários pela maior empresa de implantes do mundo, a Straumann. É especialista em implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia de Santos. Além disso, Flávio é mestre em ciências cirúrgicas pela faculdade de Medicina da UFRJ e teve parte do seu trabalho de mestrado realizado na universidade de Rochester NY. Carrega, entre os seus títulos, o prêmio Mariano de Andrade do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.