Uma empresa é formada por vários braços de suporte às suas atividades, os sócios precisam estar em sintonia para garantir que a empresa ande bem e tenha bons resultados, mas isso nem sempre acontece e, muitas vezes, acontecem conflitos e disputas entre eles.
Algo que pode ser muito prejudicial ao negócio também pode ser resolvido de uma forma mais simplificada se o acordo de sócios for bem elaborado e prever esse tipo de situação, como explica o advogado Sérgio Vieira.
“Ter um acordo de sócios bem elaborado é fundamental em casos de conflitos entre os sócios, ele ajuda a resolver esses problemas de uma forma mais fácil e sem prejudicar a empresa”.
A resolução de conflitos
De acordo com Sérgio Vieira, existem formas de mediar conflitos que podem ajudar a conciliar os sócios, mas isso deve ser previsto anteriormente.
“Tanto o contrato social,quanto o acordo de sócios devem prever mecanismo para dirimir disputas do tipo, isso pode ser feito com métodos como, por exemplo, a mediação, em que há uma terceira figura, o ‘mediador’, que intermedia o diálogo, ou a arbitragem, em que as partes elegem árbitros para solucionar o caso”.
“Em ambas as situações é preciso seguir à risca o que foi previamente estabelecido no contrato que prevê as alternativas e regras para resolução do problema”.
“Quando o contrato é incapaz de cobrir a situação e os sócios não chegam a um acordo final, normalmente é usada a via judicial para dissolver a sociedade, o que é bem mais trabalhoso, caro, oneroso para as partes e prejudicial para a empresa“, alerta Sérgio Vieira.