Cada vez mais as parcerias têm se tornado uma tendência no mercado musical, trazendo misturas (algumas vezes inusitadas) de ritmos musicais diferentes.
Mas além do viés artístico esse tipo de parceria também é uma estratégia de mercado para aumentar as chances de uma música fazer sucesso, como explica o especialista em distribuição digital internacional de músicas e CEO da empresa LUJO NETWORK, Jeff Nuno.
“Misturar diferentes ritmos musicais em uma única canção é uma estratégia para alcançar públicos mais diversos, pois combinando estilos variados, a música se torna atraente para grupos que preferem diferentes tipos de ritmos, aumentando a audiência”.
“O ambiente digital contribuiu para tornar essas misturas mais populares, conectando culturas e aumentando a visibilidade nas plataformas”, explica Jeff Nuno.
“Feats”: Uma estratégia de sucesso
Os “feats” (Que vem do termo em inglês ‘featuring’, que significa ‘apresentando’), são parcerias entre dois ou mais artistas em uma mesma música e têm sido cada vez mais frequentes na indústria musical.
De acordo com Jeff Nuno, o “feats” também são usados para ampliar o alcance de uma música.
“Quando um artista faz uma parceria com outro, eles compartilham seus públicos, apresentando seus ouvintes aos trabalhos do parceiro, uma estratégia mais eficaz nas plataformas digitais”.
“Isso aumenta a exposição e o alcance de ambos e também permite que a música alcance novas audiências, aproveitando o engajamento de fãs dos dois artistas”, afirma.
Pela sua enorme diversidade cultural o Brasil se torna um lugar muito propício para esse tipo de mistura que ajuda a tornar o projeto mais amplo para os brasileiros, vários artistas têm usado essa estratégia, como o artista MAC BEATS que tem trazido músicas com Agro e Eletrofunk que caem no gosto popular, como seu mais recente projeto “AGROCYPHER”.
Exemplos de canções com misturas de ritmos:
01 – Partiu Araguaia – MAC BEATS, Cintia Souza, Seu Terim (Une Agro e EletroFunk);
02 – Hola Que Tal – MC Maromba, Skops, Mc k9 (Une Arrocha e Rave);
03 – Vira Virou – Deavele Santos (Une Piseiro e Eletrônico);
04 – Eu Boto a Pistola pro Alto – GS O Rei do Beat, Eo Don, MC PR (Une Brega e Funk);
05 – Eu Vou Tirar Você do Cabaré – MC Pipokinha, DJ Matheus do Inter (Une Forró e RaveFunk).