Cirurgia ortognática: Conheça o procedimento que corrige o excesso de “chupeta” na infância

De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Marcelo Galindo, além dos hábitos durante a infância existem outros fatores que causam irregularidades nos ossos da face

dentista florianopolis crianca chupeta dentes saltados

dentista florianopolis crianca chupeta dentes saltados

Os ossos dentofaciais são fundamentais para uma série de atividades que realizamos diariamente, como mastigar, falar e até mesmo respirar, por isso, deformações na sua estrutura podem prejudicar bastante a qualidade de vida.

Existem diversos fatores que podem causar esse tipo de irregularidade, desde genética a manter o uso de chupeta, mamadeira e o hábito de chupar o dedo para além da idade indicada, pode atrapalhar o desenvolvimento correto dos ossos faciais e gerar alterações que algumas vezes não são suficientemente resolvidas apenas com o uso de aparelhos odontológicos, sendo necessária uma intervenção cirúrgica.

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que corrige problemas relacionados à estrutura óssea da face e da mandíbula e é a solução para esse tipo de situação, como explica o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Marcelo Galindo.

Quando se prolonga excessivamente o uso de chupetas ou o hábito de chupar os dedos pode haver alterações nos dentes e na mandíbula, o que, quando não se trata na infância, torna necessária a cirurgia ortognática”.

Antes da cirurgia, o paciente deve passar por uma série de exames para avaliar a condição dos ossos e da mandíbula, durante o procedimento o cirurgião faz incisões na boca do paciente e move os ossos para corrigir a posição da mandíbula e do maxilar, depois da cirurgia, o paciente precisará de um tempo de recuperação para se adaptar à nova posição dos ossos, isso pode incluir um período de repouso, uma dieta especial e exercícios de fisioterapia para ajudar na recuperação” Explica o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Marcelo Galindo.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.