Células Tronco: Entenda mais sobre o tratamento que pode curar doenças ósseas

image 11

image 11

As células-tronco têm sido objeto de intensa investigação científica. Os estudos sobre essas células trouxeram avanços significativos em sua compreensão e aplicação médica, fazendo com que atualmente elas se tornassem uma poderosa ferramenta no tratamento de doenças do sistema músculo esquelético, como a artrose do joelho, quadril e outras articulações.  Com comprovada evidência científica.

O que são as células tronco?

As células-tronco são células indiferenciadas, com capacidade de se auto renovarem e se diferenciarem em diferentes tipos de células. Elas podem ser encontradas em diversos tecidos e órgãos do corpo humano, como medula óssea, gordura e tecidos embrionários.

Elas têm grande importância na regeneração e reparo de tecidos danificados ou lesados, pois podem se transformar em células específicas, como células do sangue, músculos, ossos e nervos. Além disso, são utilizadas em pesquisas e terapias regenerativas, com potencial para tratar uma ampla gama de doenças e condições médicas acelerando a cicatrização das lesões e diminuindo muito as dores provenientes destas lesões.

Como funciona o tratamento com células tronco?

De acordo com o Médico Ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho, as infiltrações com células-tronco podem, em alguns casos, evitar cirurgias e uso de próteses quando bem indicadas.

“As células-tronco são coletadas do próprio paciente, Em seguida, elas são injetadas diretamente na área afetada pela lesão no tecido danificado. Uma vez no local, as células-tronco começam a se diferenciar em células próprias do local que elas foram injetadas, por exemplo quando colocadas dentro das articulações têm o poder de se diferenciar em condrócitos que são as células da cartilagem, e quando injetadas dentro do osso podem se transformar em osteoblastos que são células responsáveis pela formação do osso, auxiliando na regeneração e reparo acelerado do tecido afetado”.

“O tratamento com células tronco tem se tornado uma das principais alternativas para doenças ósseas, pois permite a recuperação do tecido danificado, a depender da progressão da doença pode, inclusive, causar a remissão total da condição” Explica Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.