Caso Naiara Azevedo: Como um bom acordo de sócios pode ajudar a evitar problemas com partilha de lucros?

Fonte: MF Press Global

image 53
Reprodução/TV Globo

A cantora Naiara Azevedo revelou, em entrevista ao Fantástico, detalhes sobre as acusações de violência patrimonial, psicológica e física contra o seu ex-marido, o empresário Rafael Cabral.

Dentre as acusações feitas, Naiara o acusou de uma má divisão dos lucros obtidos pela artista “E quando eu falava assim, preciso de um cartão, preciso de um dinheiro, sabe o que era falado pra mim? ‘Você quer dinheiro pra quê? Você tem tudo. As roupas que você usa o projeto paga. Sua casa, estamos pagando. Seu carro, estamos pagando. Sua despensa tá cheia. Mil reais não dá para você viver?’. Eu não tenho acesso a nada, nunca tive acesso a nada”, afirmou na entrevista.

Além disso, o caso da apresentadora Ana Hickmann também chamou a atenção da mídia após surgirem acusações de que seu marido e empresário teria gasto parte da fortuna e feito dívidas com o patrimônio da esposa.

Acordo de sócios: Uma solução para evitar problemas em sociedades empresariais

As sociedades empresariais são estruturas legais que reúnem indivíduos ou empresas para realizar atividades comerciais em conjunto. Elas permitem que pessoas combinem recursos, habilidades e esforços para atingir objetivos empresariais específicos.

Mas para que essa ferramenta seja realmente eficaz em evitar futuros ônus na relação entre os sócios, reforça o advogado, consultor jurídico e Sócio Diretor da Nelson Wilians Advogados, Sérgio Vieira.

O acordo de sócios é a base da relação entre os sócios em uma empresa, por isso, ela deve ser feita com muito cuidado e sempre com o acompanhamento de um profissional para garantir que ele seja completo e englobe tudo que for necessário para resguardar os direitos de cada um”.

Ter um bom acordo de sócios ajuda a evitar ônus judiciários no futuro, inclusive como no caso que chamou a atenção essa semana, em relação à divisão e destinação dos lucros, podendo, inclusive, incluir porcentagem a serem seguidas”, destaca Sérgio Vieira.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.