Cárie se cura sozinha? Dentista explica como problema afeta dentes

Fonte:

flaviopinheiro 1 1 scaled

A cárie dentária é uma doença que afeta a maioria da população mundial e, com muita frequência, atinge crianças, comprometendo a sua qualidade de vida.

De acordo com o cirurgião-dentista Flávio Pinheiro, a cárie é considerada uma doença complexa, polimicrobiana.

Muita gente tem dúvidas sobre a cárie se “curar” sozinha. Conforme Flávio, isso não é possível. “A lesão da cárie não regride. A única forma de tratar a cárie é indo ao dentista. Não tem como tratar sozinho, nem em casa, nem esperar que ela se cure”, disse.

Segundo o dentista, o que começa como um “buraquinho” pode, em pouco tempo, se tornar um problema tão sério que exige até a remoção do dente e substituição por um implante.

“Não espere. Trate imediatamente a cárie. É possível ter tratamentos para cárie que ajudam a manter sua saúde bucal sempre perfeita. Eles são extremamente eficientes, resolvendo as cavidades de uma vez e impedindo que elas comprometam o dente”, pontuou.

Por fim, Flávio disse que quando se trata de eliminar a cárie, é comum que a restauração dentária seja o procedimento mais conhecido, mas também existem outras formas de tratamento. “O mais importante é sempre ir ao dentista e seguir suas recomendações”, finalizou.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.