A maioria das pessoas tem uma dúvida em comum: cardio é para emagrecer e musculação é para ganhar músculo?
No entanto, de acordo com a personal trainer Joicy Maromba, a grande verdade é que ambas atividades devem ajudar em todos os objetivos.
“O que vai diferenciar no seu resultado será a frequência que você irá realizá-los e a alimentação que você irá consumir durante o processo”, disse.
MITO: “quem quer emagrecer deve fazer só Cardio”
Conforme Joicy, quem quer emagrecer deve fazer os dois protocolos de treinamento, tanto o Cardio para ajudar a acelerar o metabolismo e queimar gordura, como a musculação, para auxiliar no ganho de massa magra (músculo), reduzindo e evitando que a pessoa tenha flacidez.
VERDADE: “musculação ajuda no emagrecimento”
“Ao realizarmos a musculação nosso corpo tende a aumentar a massa muscular (hipertrofia), fazendo com que nosso metabolismo consuma mais energia para a manutenção do músculo. E um outro ponto importante é que o corpo continua gastando energia horas após o treino, para recuperação dos estímulos causados durante os exercícios”, explica.
MITO: “quem quer hipertrofiar não pode fazer Cardio”
Conforme a profissional, esse é um outro equívoco das pessoas: achar que apenas quem quer emagrecer deve fazer Cardio.
“Porém, o Cardio possui outros pontos positivos, como a melhora do condicionamento físico e cardiorrespiratório, resistência física, alivia o estresse e melhora a disposição durante o dia, então, os praticantes de musculação devem conciliar os exercícios Cardio no seu cronograma de treino”, pontua.
VERDADE: “fazer Cardio melhora o desempenho no treino de musculação”
“Muitos ainda duvidam o quanto o Cardio pode auxiliar no treino de musculação!
Mas a grande verdade é que fazer Cardio irá te ajudar a melhorar seus ganhos nos treinos de musculação, pois ao realizar o Cardio você irá melhorar seu condicionamento fazendo com que você consiga aumentar sua sobrecarga nos treinos! Pois uma das maiores dificuldades das pessoas é manter um bom condicionamento cardiorrespiratório na realização dos exercícios, muita vezes as pessoas chegam a fadiga central (coração e pulmão) primeiro, do que a fadiga muscular, evitando com que você consiga levar a sua musculatura até a falha durante o exercício! Mas se você possui um bom condicionamento Cardiorrespiratório você conseguirá um melhor desempenho nos treinos e por consequência uma maior hipertrofia muscular”, conta.
Então, segundo Joicy, tanto para quem quer emagrecer, como para quem quer ganhar massa muscular, é necessário conciliar ambos treinamentos no cronograma de treino e assim melhorar ainda mais os resultados.