Um desses críticos é o advogado e candidato a deputado federal pelo União Brasil-MG Glauber Paiva. Apesar de reconhecer a importância do Supremo, ele afirma também ver excessos em algumas decisões.
“Em relação a atuação no campo político, especialmente pela ótica da advocacia, vejo como necessária certas intervenções, principalmente quando agentes políticos ultrapassam os limites democráticos e constitucionais, até porque cabe ao poder judiciário fiscalizar e acompanhar as atividades do poder Executivo e coibir excessos que venham a ameaçar um Estado Democrático de Direitos”, falou.
“Entretanto, minha grande crítica em relação a algumas intervenções, na política e seus meandros, dá-se pelo que se denominou de ativismo judicial, onde muitas decisões,
embora pautadas pelo ordenamento jurídico, carregam em si um peso subjetivo político, que mina a imparcialidade do STF”, emendou.
Segundo Glauber, os maiores excessos estão na atuação do ministro Alexandre de Moraes. “A gravidade maior é que atualmente ele também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Me preocupa a falta de imparcialidade de algumas de suas decisões, sobretudo pelo cargo que ele ocupa. Hoje temos clara possibilidade de a eleição se tornar ainda mais tensa por reações de candidatos contrários a Alexandre, muitas delas provocadas por seus próprios excessos”, finalizou.
Sobre Glauber Paiva
Glauber Paiva é um advogado criminalista, formado no ano de 2010 pelo Centro Universitário UNA. Entrou para a Ordem Dos Advogados do Brasil em 2011. Atualmente também candidato a deputado federal pelo União Brasil. Glauber também tem atuação como empresário, empreendedor, escritor, mentor, palestrante e atualmente está em formação como piloto de avião.