Cabelos dos homens crescem mais do que o das mulheres? Dermatologista responde

Fonte: DA REDAÇÃO

cabelos dos homens crescem mais do que o das mulheres dermatologista responde 1352693

Você também tem a impressão de que os cabelos dos homens crescem mais do que os das mulheres? Bom, de acordo com o médico dermatologista Gustavo Martins, em média, os fios de um couro cabeludo saudável crescem entre 0,8 a 1,2 cm por mês, o que dá cerca de 12 centímetros por ano.

No entanto, essa velocidade varia de uma pessoa para outra, dependendo de fatores que vão desde genética à etnia, idade, alimentação e a presença de algumas doenças.

1a3be1a5 c1d7 4485 87ed ab2ae5bc1ac4

“É sempre importante lembrar que o cabelo cresce em ciclos. Cada fio cresce por quase seis anos, depois entra numa fase de repouso que dura três meses e cai. Diante disso, ao mesmo tempo em que alguns fios podem estar nascendo agora, outros estão crescendo e há ainda os que irão cobrir seu travesseiro”, disse.

Conforme o médico, as maiores diferenças, entre o tipo de cabelo de ambos os sexos, encontram-se na textura, no crescimento e na queda capilar.

O cabelo, nos homens, possui uma taxa de crescimento maior, já que os fios de cabelo masculinos tendem a crescer cerca de 0.349 centímetros por dia, ganhando vantagem em relação ao crescimento capilar feminino – 0.34 centímetros por dia. Esta distinção deve-se ao tipo de hormonas presentes no organismo de cada um dos géneros, bem como aos acontecimentos naturais que o organismo, de ambos os sexos, está sujeito.

Os homens têm por condição natural suportar a hormona da testosterona, que é a principal responsável pela diferenciação física e psíquica do homem. Além de promover a produção de espermatozóides, esta hormona assume influência na saúde capilar dos homens, visto que quando transformada em DHT (dihidrotestosterona) estimula receptores de andrógeno existentes no folículo piloso. É a ativação desses retores que induz o processo de miniaturização dos fios de cabelo, originando alopecia.

Na maior parte dos casos, homens que padecem de calvície apresentam um histórico familiar e genético de queda de cabelo, sendo então designada esta perda de cabelo como Alopecia Androgenética.

Porém, como o especialista disse no início: “são diversos fatores que contribuem para o crescimento ou para a queda de cabelo. O gênero, sozinho, pode não significar muito. Mas, associado a outros fatores, pode ajudar na queda do cabelo”, finalizou.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.