O bruxismo é uma condição que causa um rangido ou aperto os dentes de forma involuntária, principalmente durante o sono, comportamento que pode causar desgaste nos dentes, dores na mandíbula e problemas na articulação.
Essa condição pode ser identificada e tratada com a ajuda de um especialista, mas para isso é preciso ter informações corretas sobre o bruxismo, como ressalta a cirurgiã-dentista com PhD em odontologia, Dra. Andrea Melo.
“Informações erradas ou incompletas sobre bruxismo podem complicar o diagnóstico, o tratamento, e ,muitas vezes, piorar a situação. Sem um diagnóstico preciso, o tratamento pode ser inadequado, levando a um agravamento dos sintomas e possíveis danos aos dentes e mandíbula”.
“Para evitar problemas, é essencial buscar sempre a orientação de um dentista qualificado e confiar em fontes de informação confiáveis”, afirma a Dra. Andrea Melo.
Mitos e Verdades sobre o bruxismo:
01 – MITO: Bruxismo é causado apenas pelo estresse: “O bruxismo não é causado apenas pelo estresse, além dele, problemas sistêmicos e gástricos, distúrbios do sono, hábitos alimentares e do sono e até fatores genéticos também contribuem para o seu surgimento”, afirma a Dra. Andrea Melo.
02 – VERDADE: O bruxismo também acontece durante o dia: “Apesar de ser mais comum durante o sono, o bruxismo também pode acontecer durante o dia, em momentos de tensão, estresse e ansiedade”;
03 – MITO: Apenas adultos têm bruxismo: “Esse é um mito muito comum e que pode atrasar diagnósticos e tratamentos, crianças também podem ter bruxismo e é necessário tratá-los o quanto antes para evitar impactos no desenvolvimento dentário”;
04 – VERDADE: Bruxismo é inofensivo: “Muitas pessoas acham que o bruxismo não causa grandes problemas além do ranger dos dentes, mas isso é um mito, eles podem afetar o crescimento dos dentes, causar dores, desgaste, apneia e transtornos do sono, entre outros”;
05 – MITO: As placas são o único tratamento para bruxismo: “As placas dentárias personalizadas são uma das técnicas para proteger os dentes de fraturas, mas não é a única forma de proteger o paciente contra os dados do bruxismo. Dependendo do distúrbio associado deve-se priorizar diferentes tipos de desenho de placa”.
“Na minha metodologia de tratamento, por exemplo, ensino que o tratamento deve ter 4 etapas. 1. Hábitos alimentares e higiene do sono. 2 Suplementação para aprofundar o sono. 3 Ajustes oclusais para evitar danos dentários com a mordida errada e por último a placa personalizada para proteção noturna”, explica Dra. Andrea Melo.