Ano novo, vida nova: como usar a virada de ano para novas metas e se tornar mais fitness

ano novo vida nova como usar a virada de ano para novas metas e se tornar mais fitness 1287329

Joicy Vanessa 2 1

A velha promessa de mudança que sempre acontece no dia 31 de dezembro: esse ano vou ser fitness e mudar de vida. Quem nunca? Para ajudar a conseguir cumprir tais metas, a personal trainer Joicy Maromba deu dicas valiosas para ajudar a parar de procrastinar e tirar essas promessas do papel e colocá-las em prática.

Primeiro passo: estabelecer metas

Segundo Joicy, o maior erro das pessoas que não conseguem se tornar “fitness” é realmente não saberem o que querem.

“Se você não sabe o que quer, como irá atingir algum resultado? Uma dica importante é, anote em um papel tudo. Qual o seu principal sonho? vestir uma calça 36,38 ou 40, vestir um vestido justo, usar um biquíni sem ter vergonha, usar um short curto, vestir alguma roupa e não marcar!…Qual o seu principal objetivo para seu corpo? Perder a pochete, acabar com a celulite, ganhar perna, aumentar e deixar o bumbum durinho, acabar com a flacidez e melhorar minha auto estima, me achar mais “bonita”, ou quero emagrecer 5kg, 10kg, 20kg, ou então preciso ganhar 5kg de massa muscular. Qual seu objetivo em questão de saúde? Parar de tomar remédios controlados, sair da depressão, vencer a obesidade, vencer a anorexia ou bulimia, ter qualidade de vida… Estabeleça metas diretas”, pontuou.

Segundo passo: organizar seu tempo

Um segundo erro cometido pelas pessoas, conforme a personal, é querer algo e não se organizar para isso.

“As pessoas têm uma vida corrida de trabalho, estudo, filhos e etc, porém não se organizam para ter um horário para a prática de atividade física. Primeira coisa: estabeleça quantos dias na semana você está disposto e poderá treinar. Lembre-se que quanto mais você se esforça, mais resultado você tem”, ponderou.

Terceiro passo: ter um planejamento

“Estabelecido a quantidade de dias, estabeleça agora um horário, para que haja completa organização, evitando que você falte. Deixe um horário pré estabelecido para você se cuidar, para você se dedicar ao seu treino, e não deixe nada te atrapalhar nesse horário!

Quarto passo: mudar a alimentação

“Um dos maiores erros das pessoas é desejarem um emagrecimento, ou um ganho de massa muscular, ou apenas uma qualidade de vida, e não mudarem seus hábitos alimentares. Todos sabemos que para atingir algum resultado estético, você deve praticar uma atividade física e uma alimentação saudável.

Então, se tiver condições procure algum nutricionista para elaboração de um cardápio condizente com o seu objetivo, ou então faça pesquisas de quais são os melhores alimentos que podem ser consumidos que contribuíram para sua meta final”, disse.

Quinto passo: enfrentar o processo

“Último passo, depois de estabelecido suas metas, organizado seu tempo, ter um planejamento e mudado sua alimentação, falta estar disposto a passar pelo processo. Não basta estar treinando, seguindo uma dieta e não estar se dedicando. Procure fazer os exercícios da forma correta, treinando conscientemente e focando em dar o seu máximo. Aliado a isso vale ressaltar que isso é realmente um “processo” e leva tempo, e quanto mais você se dedica, mais seu corpo mudará. Mas, não queria algo milagroso, não foi em “um dia” que você engordou e também não será em “um dia” que emagrecerá. Tanto o processo de emagrecimento, quanto o de hipertrofia levam tempo, esforço e dedicação e tudo isso depende exclusivamente de você”, finalizou.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.