5 coisas que você não sabia sobre o dia a dia de uma DJ

Ser uma mulher nesse meio não é nada fácil e se destacar é mais difícil ainda, afirma a DJ Ilka Oliver

5 coisas que voce nao sabia sobre o dia a dia de uma DJ © Divulgacao I Via Freepik

Os DJs têm ganhado cada vez mais espaço no cenário musical brasileiro, marcando presença nas principais paradas de sucesso e nas playlists em todo o país. Mas apesar do maior interesse em músicas de DJs, muitos não conhecem muito sobre o dia a dia desses profissionais.

De acordo com a DJ brasileira Ilka Oliver – que segue a carreira musical desde os 15 anos e tem trabalhos como os EPs “Disco Pink”, “Small Crime” e “Katana Ep.” – ser uma DJ mulher ainda é muito complicado nesse meio.

Ser uma mulher nesse meio não é nada fácil e se destacar é mais difícil ainda, então é preciso ter muito esforço e dedicação”, conta.

5 coisas que você não sabia sobre o dia a dia de um DJ:

01 – Preparação: “O que todos assistem durante a apresentação é o produto final de um grande preparo anterior de dias e muitas vezes semanas. Para entregar o melhor para o público é preciso dias de pesquisas, testes e concentração”, narra a DJ Ilka Oliver;

02 – Equipamentos: “Só o talento não basta para se destacar. Também é preciso bastante investimento, eu, por exemplo, tenho um estúdio totalmente equipado com essa aparelhos de alta qualidade. É um investimento em meu trabalho e para o meu público para sempre entregar o que há de melhor!”;

03 – Mais que mixar: “O mercado de DJs é muito mais amplo do que a maioria imagina. Eu mesma sou DJ e também produtora, e isso é importante para imprimir no som algumas características únicas e pessoais da identidade sonora própria de cada DJ”, explica DJ Ilka Oliver.

04 – Correria: “A carreira de DJ não é tão glamourosa como muitos acreditam, muitas vezes é preciso se privar de uma rotina comum e de momentos de descanso e lazer para seguir uma agenda cheia. Mas sinto que compensa demais! É uma rotina que amo e estar com meu público é tudo que me dá mais alegria!”, relata.

05 – O público: “O público é o guia de um DJ, é preciso construir uma relação, entender ele, isso ajuda a compor, a escolher a setlist, a melhor mixagem, o estilo de produção, enfim, tudo”, ressalta a DJ Ilka Oliver, que terá uma festa exclusiva de aniversário na festa “BRAVA CONNECTION” que também terá a presença de outros artistas de peso, como Marcello V.O.R., Nytron, Renato Cohen,Julião, Angelo Fracalanza e Bruno Dun, no dia 13 de Julho.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.