4 benefícios da prática de yoga para a saúde da mulher

Fonte: MF Press Global

image 1 3

O Yoga, uma prática ancestral originada na Índia há mais de 5 mil anos, permanece sendo atual e oferece inúmeros benefícios para a saúde, trazendo equilíbrio entre o aspecto físico e mental, beneficiando qualquer pessoa que pratique, mas contando com um destaque especial para os bons resultados em mulheres de qualquer idade.

De acordo com a professora de yoga especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut, além de promover relaxamento e flexibilidade, o Yoga também aborda questões específicas que podem afetar positivamente a saúde feminina.

“Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o Yoga também pode trazer diversos benefícios que vão muito além da melhora de flexibilidade, alcançando inclusive um refinamento de diversas funções importantes para o organismo”.

4 benefícios da prática de yoga para a saúde da mulher

1. Gerenciamento do Estresse e Ansiedade: “O Yoga possui técnicas de respiração e meditação que auxiliam na redução do estresse e da ansiedade. Para as mulheres, isso é especialmente importante, já que muitas enfrentam pressões sociais e profissionais intensas, além de diversas alterações hormonais durante a vida adulta. Praticar Yoga regularmente pode ajudar a equilibrar os hormônios do estresse, reduzindo os níveis de cortisol e melhorando o bem-estar emocional, até mesmo em períodos de TPM”.

2. Alívio de Sintomas da Menopausa: “A menopausa é uma fase da vida que pode trazer desconforto devido às mudanças hormonais. O Yoga é uma ferramenta importante para ajudar a aliviar os sintomas comuns da menopausa, como ondas de calor e insônia. As posturas de Yoga e as técnicas de respiração podem melhorar o equilíbrio hormonal e proporcionar um sono melhor”.

3. Fortalecimento do Assoalho Pélvico: “O assoalho pélvico enfraquecido é uma preocupação comum para muitas mulheres em momentos importantes da vida, especialmente após a gravidez e parto, e na fase de envelhecimento. O Yoga inclui exercícios específicos para fortalecer a estrutura, reduzindo o risco de incontinência urinária e outros problemas relacionados ao assoalho pélvico”, ressalta Bruna Tiboni Kaiut.

4. Saúde Reprodutiva Melhorada: “Para mulheres que desejam engravidar, o Yoga também pode ser uma ferramenta valiosa. A prática regular pode ajudar a equilibrar os hormônios, melhorar a circulação sanguínea para os órgãos reprodutivos e reduzir o estresse, aumentando a libido e as chances de concepção. Além disso, o Yoga também pode ser uma forma eficaz de aliviar os desconfortos do período menstrual”.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.