Com a recente divulgação de parte do código-fonte do Twitter veio à tona a utilização de uma espécie de marcadores para identificar características de postagens, incluindo verificar se o autor do tweet é “Elon Musk”, o atual dono da rede social, além de conferir rótulos a usuários Republicanos ou Democratas.
De acordo com o programador Bendev Junior, o tagueamento pode ter diversos objetivos, desde direcionar ferramentas a segmentação de dados.
“Existem muitas possibilidades para o uso desse tipo de informação, como entregar ou reduzir a entrega de ferramentas e conteúdos direcionados para cada tipo de público ou segmentar dados, os dados são ouro para as redes sociais e quanto mais segmentados melhor” Afirma Bendev Junior.
“Elon Musk se tornou rapidamente a pessoa mais seguida do Twitter, isso pode se dever tanto aos rótulos identificarem seus tweets e aumentarem automaticamente sua entrega, ou pela própria popularidade ao adquirir a rede, mas não é algo que possa ser ignorado, pois foi divulgada apenas uma parte do código, quais outros tipos de identificação de postagens a plataforma pode ter?” Questiona Bendev Junior.
Em meio à controvérsia Elon Musk afirmou que não tinha conhecimento do uso dos rótulos na plataforma e que descobriu que o sistema já era utilizado pela rede social há cerca de 10 anos e que teria apenas como função rastreamento, não sendo usado para direcionar tratamentos especiais.
O novo dono da plataforma também ressaltou que iria “resolver” isso afirmando que não fazia sentido dividir as pessoas, mas ainda não há informações sobre a retirada do sistema de rotulação de tweets.