Yoga e paternidade: Como a prática ajuda a fortalecer a conexão entre pais e filhos

Fonte: MF Press

Sukhasana 2

A paternidade é um momento único na vida de um homem, envolve o desenvolvimento de um vínculo único com os filhos, algo que precisa ser cultivado desde o início. A prática de Yoga ajuda a desenvolver esse vínculo, como explica o professor de yoga, naturopata e pai, Ravi Kaiut.

O Yoga não é formado apenas pelos benefícios físicos, mas também mentais e emocionais, não estamos falando de princípios religiosos e sim, científicos. A ciência já comprovou que a prática de Yoga ajuda no equilíbrio emocional, foco e melhora de relações interpessoais, o que é fundamental na relação pai e filho”.

Yoga e princípios

De acordo com Ravi Kaiut, a prática também estimula o aprendizado de princípios importantes de estilo de vida.

O Yoga é um estilo de vida, um estilo saudável de vida. Ele é cheio de princípios importantes que vão desde, por exemplo, prática de atividade física e controle emocional a paciência, resiliência, mobilidade e atenção aos sinais do próprio corpo, que são importantes de serem transmitidos aos filhos desde muito cedo para facilitar o seu aprendizado”.

Yoga e a família

A prática de Yoga não deve ser feita apenas a partir de certa idade, como algumas pessoas acreditam, mas desde a gestação, explica Ravi Kaiut.

O Yoga não ajuda apenas na relação entre pai e filho, mas entre mãe e filho, na família em geral e na saúde da criança, por isso a prática durante a gestação é bastante indicada e, melhor, feita com o auxílio do pai”.

A presença do pai, além de fornecer um apoio para a mulher durante a prática, também o torna mais presente desde o princípio na vida do seu filho e não há nada mais importante que isso”, afirma Ravi Kaiut.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.