Yoga contra a ansiedade: 5 dicas da prática para controlar comportamentos ansiosos

A ansiedade é tanto física, quanto mental, por isso é preciso de uma técnica integral para combatê-la, afirma a professora de Yoga, especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut

Fonte:

image 2

A ansiedade afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o Brasil é o país com mais casos no mundo, com cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrendo do problema.

Isso ajuda a mostrar um pouco da grande proporção que a ansiedade tem tomado nos últimos tempos, em grande parte devido a mudanças de hábito e ao uso excessivo de redes sociais.

Mas, de acordo com a  professora de Yoga, especializada no Método Kaiut YogaBruna Tiboni Kaiut, a prática regular de Yoga oferece uma abordagem integral para o tratamento da condição.

“A prática de Yoga é uma grande aliada contra a ansiedade, ajudando a reduzir o estresse, melhorar a qualidade do sono, diminuir a tensão muscular, controle emocional etc., e isso se deve em grande parte ao fato de que a ansiedade é tanto física, quanto mental, por isso é preciso de uma técnica integral para combatê-la, não basta apenas focar em um aspecto, é preciso cuidar de todos”, explica Bruna.

5 dicas do Yoga para combater a ansiedade

01 – Percepção da respiração:

“Observar a respiração é chave para entender e enfrentar a ansiedade. Nossa respiração dita o ritmo do nosso corpo, o Pranayama, o conjunto de técnicas respiratórias do Yoga ajuda a ter um melhor controle desse processo. Uma técnica simples que ajuda a controlar a ansiedade é sentar-se confortavelmente com as pernas cruzadas, colocar uma mão no peito e outra no abdômen, inspire pelo nariz, sentindo o abdômen subir, expire pela boca, esvaziando os pulmões lentamente. Repita por alguns minutos, focando na respiração calma”, explica Bruna Tiboni Kaiut.

02 – Meditação:

“Sentado, feche os olhos e respire profundamente pelo nariz, depois, expire suavemente pela boca, nesse momento foque em observar as sensações do seu corpo e das articulações, sinta o ar enchendo seus pulmões, liberando qualquer tensão. Repita esse ciclo de respiração lenta e consciente, focando apenas na sensação da sua respiração. Se distrair, não se preocupe, apenas traga novamente a sua atenção de volta à respiração”.

03 – Viparita Karani:

“Deite-se próximo a uma parede e eleve as pernas apoiando-as na parede, descanse os braços ao lado do corpo, relaxe e respire profundamente, fique nesta posição entre 5 e 10 minutos, enquanto se sentir confortável, essa asana é importante para ajudar a ter um sono mais tranquilo”, explica Bruna.

04 – Virasana:

“Essa é outra posição que ajuda bastante a relaxar e fugir da ansiedade. Para realizá-la, ajoelhe-se, mantendo os joelhos e os pés unidos, sente-se entre os pés, mantendo sempre a coluna relaxada e associando a uma respiração lenta e profunda”.

05 – Baddhakonasana:

“Para essa posição, sente-se com a coluna relaxada, coloque as solas dos pés unidas e os joelhos dobrados para fora, permita que eles caiam para os lados. Essa posição também pode ser combinada com técnicas de meditação e pranayama”, ensina Bruna Tiboni Kaiut.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.