Transtorno Explosivo Intermitente: Artigo analisa condição que gera momentos de explosão de raiva incontroláveis

Artigo da Neuropsicopedagoga e psicanalista, Dra. Michele Aparecida Cerqueira, explora a condição e estratégias de tratamento

Fonte: MF Press Global

Opera Instantaneo 2024 04 08 140829 projetoone.esy .es

O Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) é um transtorno mental marcado por explosões repentinas de raiva ou violência desproporcional à situação, prejudicando a qualidade de vida e interação social. Indivíduos com TEI podem ter dificuldade em controlar impulsos agressivos, gerando agressividade verbal ou física e piora da interação em diversas áreas da vida.

Esse transtorno, ainda muito negligenciado, foi o centro de um novo artigo intitulado “Transtorno Explosivo Intermitente e Terapia Cognitivo-Comportamental: uma abordagem abrangente”, escrito pela Neuropsicopedagoga e psicanalista, Dra. Michele Aparecida Cerqueira, e publicado no CPAH – Centro de Pesquisas e Análise Heráclito.

O artigo analisa as causas, sintomas, diagnóstico e o tratamento do transtorno, o que, de acordo com a Dra. Michele Aparecida, é importante para ampliar o acesso à informação sobre o transtorno.

Por ser uma condição ainda muito negligenciada, muitas pessoas sequer a conhecem, por isso, artigos do tipo são fundamentais para trazer informação verificada e de qualidade para a população”, afirma.

A psicoterapia e o tratamento do transtorno

O método de psicoterapia analisado no artigo é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e seus efeitos positivos no tratamento do TEI por ajudar o indivíduo a identificar pensamentos e comportamentos disfuncionais relacionados à raiva e modificá-los.

A TCC utiliza o treinamento de manejo da raiva, a reestruturação cognitiva, a exposição gradual a situações que provocam raiva e treinamento de habilidades sociais para auxiliar no tratamento do paciente.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.