Quais são os benefícios do limão? Quando se pensa em vitamina C, logo vêm à mente as frutas cítricas, sem dúvida o grupo de alimentos que se torna uma das maiores fontes dessa vitamina.
E hoje queremos focar um em particular, o limão, um alimento muito versátil na tão elogiada dieta mediterrânica, já que deste citrino se aproveita tudo: desde o sumo à casca.
A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional (AESAN) aconselha ingerir entre 95 e 110 mg por dia de vitamina C em adultos a partir dos 20 anos de idade, e o limão é uma boa alternativa para atingir essa quantidade recomendada. Isso porque possui 50 mg de vitamina C em seu interior para cada 100 gr de porção de fruta comestível.
Benefícios do consumo de limão
Os benefícios do limão se devem ao seu teor de vitamina C. A vitamina C, além de auxiliar o sistema imunológico, também contribui para o desenvolvimento do colágeno, auxilia na absorção do ferro e também possui caráter antioxidante. Se a nossa alimentação não for suficientemente variada, claro que poderia ser melhorada com o consumo deste citrino.
O especialista acrescenta que a vitamina C está envolvida na produção de colágeno , ajuda a manter o sistema imunológico e promove a cicatrização. Além disso, possui grande poder antioxidante, ajudando a neutralizar os radicais livres. Da mesma forma, fazem ácido cafeico e ferúlico, compostos fenólicos presentes neste alimento.
Por outro lado, é fonte de fibra solúvel, por isso pode favorecer a regulação do colesterol e da glicemia.
Da mesma forma, pode auxiliar na manutenção da microbiota intestinal. Por fim, também é composto por flavonoides, aos quais são atribuídas propriedades anti-inflamatórias.
O consumo de limão se você pratica esportes
Por esses motivos que o especialista cita, podemos afirmar que o limão é uma boa opção para quem pratica esportes. É verdade que este alimento pode ajudar a reduzir a fadiga e o cansaço muscular. Além disso, o teor de potássio que o limão oferece também pode promover a função muscular.
Claro, ele qualifica que, no entanto, os potenciais efeitos e mecanismos ainda não possuem evidências científicas suficientes e aponta que existem outros tipos de alimentos e suplementos que podem ajudar mais nesse processo.
E também fala de uma possível contra-indicação no consumo de limão caso haja problemas de gastrite ou úlceras estomacais, pois o limão pode agravar ainda mais os sintomas destas.
Paulinho e Sandra Sánchez também destacam a importância de reduzir o cansaço e a fadiga através do limão. No entanto, o karateca espanhol acrescenta outra qualidade: O meu treinador diz-me sempre para temperar a carne ou o peixe com limão. É importante para todos, mas principalmente para as mulheres devido à absorção do ferro.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!