O uso de celular pode estar afetando a sua coluna? Saiba como o Yoga pode te ajudar

O grande vilão não é o dispositivo em si, e sim o uso inadequado da mobilidade da região do pescoço e alto de coluna, afirma o professor de yoga, naturopata e pai Ravi Kaiut

Fonte: MF Press Global

Opera Instantaneo 2024 04 01 233641 projetoone.esy .es

O celular se tornou uma extensão cada vez mais indispensável de nossas vidas, facilitando a comunicação, acesso à informação e entretenimento. Mas o uso prolongado pode gerar problemas de saúde, especialmente para a coluna vertebral. De acordo com um novo estudo, o uso regular de celular por adolescentes aumenta a prevalência de dores na coluna.

No entanto, de acordo com o professor de yoga, naturopata, Ravi Kaiut, o grande problema não é o dispositivo em si e sim o mal uso da mobilidade do pescoço e na região do alto da coluna.

O uso de celular não é o principal fator para a prevalência de problemas na coluna e sim a falta da mobilidade adequada dessa região como um todo, principalmente no pescoço e alto da coluna, o que pode ser melhorado com algumas práticas de Yoga”, afirma, com base no estudo “Posture and time spent using a smartphone are not correlated with neck pain and disability in young adults: A cross-sectional study”, publicado em 2021.

Como melhorar a mobilidade do pescoço com o Yoga?

Existem algumas sequências trazidas pelo Yoga que ajudam a estimular a região do pescoço e coluna e traz uma melhora na mobilidade dessa região e prevenção de dores, afirma Ravi Kaiut.

1º passo: “Deite-se confortavelmente e estique os braços para acima da cabeça paralelo ao chão, colocando as mãos em cima ou em baixo de um apoio, um travesseiro”, explica Ravi Kaiut;

2º passo: “Mantenha-se nesta posição e rotacione seu pescoço para a direita e depois para a esquerda, mantendo-o parado em cada lado por cerca de 3 minutos”;

3º passo: “Após realizar algumas repetições do movimento anterior, traga a almofada para baixo da sua cabeça, dobre os braços por baixo dela e entrelace as mãos”;

4º passo: “Repita os movimentos com o pescoço novamente nesta nova posição”, conta Ravi Kaiut.

3 posições de Yoga para melhorar a mobilidade do pescoço

01 – Bitilasana + movimento de pescoço:

Fique em pé, com as pernas semi afastadas, sem dobrar os joelhos e mantendo a coluna reta, incline o corpo para a frente até focar as pontas dos dedos das mãos no chão, após isso, levante o pescoço, abaixe o pescoço, vire-o para um lado e para o outro, faça algumas repetições e retorne à sua posição original.

02 – Padmasana + movimento de pescoço:

Sente-se com a coluna ereta e as pernas cruzadas com os braços descansando sobre os joelhos, então, faça movimentos circulares com o pescoço por alguns minutos.

03 – Viparita Karani:

Deite-se com uma almofada apoiada em baixo do pescoço e coloque as pernas retas para cima apoiando-as em uma parede, formando um ângulo de 90º, fique nesta posição por alguns minutos, você também pode incluir movimentos de pescoço para as laterais.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.