A mamoplastia é uma das cirurgias plásticas mais buscadas do mundo, principalmente quando se fala especificamente da mamoplastia de aumento, onde são usadas próteses de silicone para aumentar o tamanho das mamas, no entanto, o tamanho da prótese pode variar bastante em cada caso.
Essa variação é baseada em uma série de fatores, mas, de acordo com o cirurgião plástico Dr. Bora Kostic, o tamanho da prótese de silicone deve ser decidida entre a paciente e o cirurgião.
“O tamanho da prótese que será usada é definido com base na simetria, peso, altura, porte físico da paciente, seu desejo também é muito importante e, claro, as questões culturais, no Brasil costuma-se usar quantidades menores que em outros países”.
“Mas essa é uma decisão que deve ser tomada em conjunto com o especialista. Não é raro que a paciente chegar já com um tamanho de prótese em mente, mas ser menor ou maior do que o necessário”, explica.
O que acontece se escolher o tamanho errado da prótese?
Segundo o Dr. Bora, tomar más decisões em relação à mamoplastia pode tornar necessários novos procedimentos corretivos.
“Quando se escolhe uma prótese menor que o necessário a paciente logo se sente insatisfeita e não demora a retornar para um novo procedimento, mas quando escolhe um tamanho muito maior costuma, além do descontentamento estético, ter problemas posturais o que também pede uma nova cirurgia”.
“Por isso sempre bato na tecla de escolher um bom profissional, isso ajuda a evitar problemas e dores de cabeça no futuro, além de trazer melhores resultados”, afirma Dr. Bora Kostic.