NeuroYoga: Conheça a vertente do Yoga focada no cuidado com a mente

Diversos estudos reforçam que o cérebro e o sistema nervoso reagem positivamente à prática regular de Yoga, afirma o criador do Método Kaiut Yoga, Francisco Yoga

Fonte:

image 8
© Divulgação/Freepik

Ao contrário do que muitas pessoas costumam pensar, o Yoga não é uma técnica meramente religiosa ao sem embasamento científico, ela possui mais de 5 mil anos de existência e diversos estudos que comprovam benefícios não apenas para a saúde física, mas também para a mental.

O novo estudo “A metodologia de ensino Kaiut Yoga e seu uso na neuroplasticidade cerebral em prol do sistema nervoso”, publicada na revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales pelo Graduando em naturopatia e criador do Método Kaiut Yoga, Francisco Kaiut em parceria com o Naturopata e professor de Yoga Ravi Kaiut e com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, analisa a relação entre o Yoga e a neurociência.

O que é o NeuroYoga?

O NeuroYoga é uma prática que integra princípios do yoga tradicional com descobertas científicas sobre o cérebro e o sistema nervoso que permite focar na melhora da saúde mental, da cognição e na resposta emocional ao estresse.

A prática dessa modalidade pode ser utilizada como tratamento para diversas patologias, onde o yoga  se  demonstrou  eficaz,  como  na  melhoria  da  plasticidade cerebral,  na  redução  da  rigidez cognitiva,  na  modulação  do  sistema  nervoso  autônomo,  no  aprimoramento  da  conectividade cerebral e no aumento da capacidade cerebral em áreas específicas”, explica Francisco Kaiut no estudo.

Benefícios do NeuroYoga para a saúde mental

– Redução do estresse;

– Melhor controle da ansiedade;

– Melhora da concentração;

– Regulação dos ciclos naturais de sono e vigília;

– Ajuda no combate à depressão;

– Regula neurotransmissores do bem-estar.

Efeitos do Yoga no cérebro

Os efeitos da prática regular de Yoga no cérebro e no sistema nervoso motivaram diversas pesquisas científicas que ajudaram a entender melhor como o cérebro reage ao Yoga.

Diversos  mecanismos  biológicos  sugerem  que  o  yoga  pode  reduzir  o  estresse,  o  qual inclui o sistema nervoso autônomo (SNA), o eixo HPA, o sistema nervoso periférico incluindo GABA,  a  atividade  do  sistema  límbico,  funções  endócrinas  e  respostas  inflamatórias”, reafirma o estudo.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.