Quais são os melhores alimentos para curar a ressaca? As noites de fim de semana devem ser aproveitadas da maneira que melhor lhe convier. Se a sua versão ideal de uma sexta-feira ou sábado à noite é compartilhar alguns drinks, você notará que o resto dos dias seu corpo vai sofrer.
Dor de cabeça, dor de estômago e desidratação são alguns dos principais sintomas de que na noite anterior você consumiu mais álcool do que seu corpo poderia processar.
Embora existam várias dicas para ajudar a aliviar o desconforto, não há cura comprovada para o seu “junco”.
Reveja quais são os alimentos que os especialistas recomendam para o seu almoço no dia seguinte a uma festa.
Fruta
Começar o dia com frutas, ricas em açúcares naturais, vai te ajudar a eliminar o álcool do organismo muito mais rápido, como explica a Cleveland Clinic .
Este alimento será especialmente benéfico se você escolher variedades com alta concentração de água, como a melancia ou o melão, pois ajudarão a repor os líquidos e evitar a desidratação.
Bebidas eletrolíticas
” O álcool é um diurético, então beber em excesso faz você urinar mais, o que leva à desidratação “, explicou a nutricionista Julia Zumpano à Cleveland Clinic.
É por isso que os produtos especificamente concebidos para combater a desidratação serão de grande ajuda.
As bebidas esportivas e aquelas formuladas com eletrólitos para quem tem estômago enjoado ajudarão a restaurar o equilíbrio de minerais e fluidos do corpo.
Segundo a especialista em dietas, o ideal é priorizar os que contêm sódio, potássio e magnésio.
Carboidratos
Se você acordou com o estômago sensível, os carboidratos simples, sem muito tempero, serão uma ótima opção. Basicamente, você deve estar em uma dieta doente.
O especialista Zumpano recomenda que, além de comer macarrão branco, você priorize alimentos como torrada, banana, arroz e purê de maçã.
“Esses alimentos simples são fáceis de digerir pelo corpo e geralmente são recomendados quando alguém não está bem, especificamente com dor de estômago, diarreia e náusea, ou tem problemas para comer ou manter a comida no estômago”, acrescentaram eles da Cleveland Clinic.
Salmão
Uma das consequências do excesso de álcool, segundo explica a Cleveland Clinic, é a diminuição das reservas de vitaminas do organismo, principalmente as do complexo B.
Consumir uma boa porção de salmão, rico em vitamina B6 e B12, vai te ajudar a recuperar as doses dos compostos. Além disso, este alimento fornecerá ômega-3, um aminoácido essencial que ajudará a reduzir a inflamação orgânica que seu corpo sofrerá.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!