Em geral, ter pressão arterial baixa é ‘seguro de saúde’. Mas às vezes a hipotensão pode causar sintomas e afetar sua qualidade de vida.
Você pode se sentir mais cansado do que o normal ou até mesmo tonto, especialmente quando se levanta ou muda de posição.
Portanto, se esse for o seu caso, você deve seguir as orientações nutricionais dos especialistas que podem ajudá-lo a criá-lo.
O que é hipotensão?
É estabelecido um consenso em considerar hipotensão quando a pressão sistólica, ‘a alta’, é igual ou inferior a 90 milímetros de mercúrio e a pressão diastólica, ‘a baixa’, é igual ou inferior a 60 milímetros de mercúrio.
No entanto, “isso é relativo, pois há pessoas com pressões arteriais inferiores às indicadas na definição e que, no entanto, não apresentam sintomas de hipotensão . como mínimo e que, por serem geralmente mais altos, quando descem podem sentir tonturas”, esclarece.
Pode ser aumentado com a dieta?
Se não produzir nenhum sintoma, não é necessário. Além disso, pode ser considerado um fator de proteção, um “seguro de vida”. “Isso se deve ao fato de o sistema cardiovascular receber menos pressão, os órgãos sensíveis ao aumento da pressão como a retina, o coração ou o rim sofrerão menos”, indica o especialista em Nutrição.
De qualquer forma, a primeira coisa a fazer é estabelecer qual é a causa dessa hipotensão. A hipotensão só será um problema se causar tontura, desmaio e, em casos extremos, choque . Entre as situações mais comuns e menos graves estão:
- Hipotensão ortostática, quando estamos sentados ou deitados e levantamos abruptamente.
- Hipotensão pós-prandial, isso acontece com algumas pessoas, especialmente idosos depois de comer.
- A hipotensão mediada por neurônios ocorre com mais frequência em adultos jovens e crianças quando estão em pé por muito tempo.
- Hipotensão causada por síncope vasovagal, como resultado da superestimulação do sistema nervoso devido a causas como calor, situações muito estressantes, dores, vômitos…
As situações menos comuns e mais graves de hipotensão:
- São situações em que a vida está em perigo, como choque séptico, infecção grave ou hemorragia.
Quais alimentos elevam a pressão arterial?
Alimentos que podem aumentar a pressão arterial, temos café, chá, guaraná, cola, chocolate, suplementos de ginseng .
Quanto às bebidas à base de cola, mesmo que elevem a pressão arterial, “não é recomendado tomar mais de 200 mg de cafeína em uma única dose. Portanto, a quantidade que algumas dessas bebidas têm deve ser monitorada”.
O mesmo vale para o café. Uma xícara típica tem cerca de 60-80 mg de café. “Aplicaríamos o mesmo princípio das bebidas energéticas com cafeína, não ultrapassar 200 mg em uma única dose. Em ambos os casos, não se deve ultrapassar 400 mg de cafeína por dia como recomendação geral”, ressalta o especialista.
Outras dicas nutricionais para aumentar a pressão arterial
Quando a pressão arterial está baixa, existem dois mecanismos fundamentais para aumentá-la: aumentar a quantidade de líquido com hidratação, retê-la com sódio e contrair o sistema vascular através do uso de estimulantes como a cafeína.
Portanto, não é necessária uma dieta específica para elevar a pressão arterial, pois se uma pessoa tem pressão baixa sem sintomas, não é necessário tratá-la. Se for por uma causa específica e não grave, tomar café, chá, bastante líquido e alimentos ricos em sal vai ajudar a compensar essa situação e melhorar.
“Devemos ter em mente que exceder a quantidade de sódio de forma sustentada pode ser contraproducente a longo prazo”, insiste o especialista. Mas se por um motivo não grave você tiver pressão baixa e sintomas, existem alimentos adequados para a quantidade de sal que podem ajudar a aumentá-la. Estes são os alimentos:
- anchovas
- bacalhau curado
- presunto curado
- Mojama
- Carne seca
- Frutos secos salgados
- Chocolate
Por último, ele também recomenda alcaçuz. Tem uma substância, o ácido glicirrízico, que contribui para elevar a pressão arterial. Mas cuidado, tomado regularmente, pode levar a um quadro grave de hipocalemia e afetação da renina e aldosterona plasmáticas.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!