Dia da saúde mental: Por que profissionais do marketing estão tendo cada vez mais Bournout?

A cultura da alta performance desequilibrada é o principal motivo pelo qual esses casos estão mais comuns no setor, afirma a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula

getty images gpnFPMj1BCQ unsplash

Neste dia 10 de outubro é comemorado o dia internacional da saúde mental, uma data que reforça a importância de cuidar do bem-estar mental assim como do físico. Atualmente diversos problemas do tipo são comuns, como o burnout.

Burnout é um tipo de exaustão que afeta tanto o corpo quanto a mente causada por estresse prolongado no trabalho. Ele aparece quando a pessoa se sente sobrecarregada e não consegue mais lidar com as demandas do dia a dia, o que gera cansaço, falta de motivação, irritabilidade e dificuldades de concentração.

De acordo com um estudo feito pela International Stress Management Association (Isma), o Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados de Burnout, ficando atrás apenas do Japão, onde 70% da população tem esse problema, que já foi classificada como doença ocupacional pela OMS – Organização Mundial da Saúde, em 2022.

Principais efeitos do burnout na saúde:

1. Fadiga crônica;

2. Dificuldades de concentração;

3. Irritabilidade;

4. Dificuldade para dormir;

5. Problemas emocionais.

O burnout em profissionais do Marketing

Em geral, as profissões mais citadas quando se trata de burnout são a medicina, polícia, assistentes sociais, entre outras, onde realmente há grande parte dos casos, mas um setor onde o problema também é comum dificilmente é lembrado: O Marketing.

De acordo com a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula, a cultura de alta performance desequilibrada é a principal causa disso.

“O marketing já é naturalmente suscetível ao burnout porque os profissionais lidam com muita pressão para alcançar resultados e cumprir prazos apertados, em geral cuidam de muitos clientes em paralelo e a carga de trabalho intensa e a competição podem aumentar o estresse, levando à exaustão física e mental”.

“A cultura de alta performance desequilibrada é uma das principais causas de burnout entre profissionais de marketing, ela prega uma produtividade sobre humana que se sobrepõe à vida pessoal, ao lazer, etc., isso causa exaustão”

“Um dos grandes fatores que têm causado isso é a expansão do marketing digital, onde tudo é rápido e os clientes cada vez mais cobram resultados e produção em busca do viral acreditando que isso vai solucionar tudo, mas isso acaba gerando uma demanda sobre humana para os profissionais”, ressalta.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.