Um forte temporal atingiu algumas cidades do Norte de Mato Grosso no último final de semana, resultando na queda de quase 100 postes de energia. Várias áreas ficaram sem eletricidade, levando a concessionária de energia do estado, a Energisa, a entrar em regime de contingência para lidar com os danos causados pelo fenômeno climático.
As localidades mais afetadas incluem Alta Floresta e Sorriso, situadas a 803 km e 420 km de Cuiabá, respectivamente. A capital, Cuiabá, também enfrentou problemas devido aos ventos fortes do temporal, resultando em diversos bairros sem energia elétrica.
Em Cuiabá, bairros como Três Barras, Jardim Umuarana, Jardim Brasil, Nova Conquista, Jardim Leblon, Jardim Tropical, Jardim Kennedy, Campo Velho, Jardim Califórnia, Jardim Europa, Grande Terceiro, Beira Rio, Asa Bela, Asa Branca, Santa Isabel, Eldorado, Nova Hollywood, Novo Mundo, Paula II foram afetados, mas os serviços já foram restabelecidos.
Em Sorriso, a força das rajadas de vento causou a torção de uma rede de transmissão de energia. A maioria dos clientes afetados já teve o fornecimento de energia restabelecido, com equipes trabalhando para solucionar os demais problemas.
Em Alta Floresta, o temporal afetou principalmente as áreas rurais, que já tiveram 100% de normalização na distribuição de energia.
O gerente de operações, José Nelson, explicou que as estruturas de energia são projetadas e construídas com materiais resistentes, porém os eventos climáticos recentes foram considerados extremos.