A chuva tão aguardada pelos matogrossenses, apelidada carinhosamente pelo nome “chuva do caju” poderá cair na próxima semana. Diante do cenário atual de queimadas intensas no Pantanal de Mato Grosso, a “chuva do caju” poderia ser chamada de “chuva do milagre”, pois a água que cairia do céu apagaria as chamas que consomem o bioma.
Algumas pessoas fazem orações, preces ou rezam, independentemente da religião, para que a previsão esteja correta.
De acordo com o Climatempo, mudanças das condições meteorológicas são esperadas para o Centro-Oeste a partir deste fim de semana. O deslocamento de uma frente fria pelo centro-sul do país e a mudança na circulação de vento em níveis médios da atmosfera vão permitir o retorno das primeiras pancadas de chuva, após um longo período de estiagem.
Além de Mato Grosso, algumas pancadas de chuva poderão atingir Rondônia e Amazonas, e na fronteira com a Bolívia, refletindo a passagem de uma frente fria sobre o centro-sul do Brasil.
As áreas de instabilidade aumentam na segunda-feira e várias regiões do estado, incluindo Cuiabá, devem registrar pancadas de chuva. Mas após o dia 24, as áreas de instabilidade aumentam e as pancadas de chuva devem ocorrer até no norte do estado, chegando inclusive em Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso e Nova Mutum.
Veja também