A Comissão de Infraestrutura do Senado Federal realizou nesta terça-feira (14) uma audiência a respeito da situação da BR 163, trecho sob concessão em Mato Grosso. Varias autoridades mato-grossenses participaram dos debates, entre eles o vice-governador Otaviano Pivetta, que participou de forma remota. Outros representantes políticos estiveram pessoalmente, como os prefeitos de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, de Nova Mutum, Leandro Felix.
Durante sua abordagem, Pivetta fez uma exposição sobre a importância da rodovia federal para o médio norte. O vice-governador lembrou que quando foi executada, a BR 163 tinha fluxo de veículos de passeio, utilitários e pequenos caminhões. Além disso, a quantidade de veículos trafegando era expressivamente menor. Com o passar dos anos, mais veículos passaram a utilizar a via para tráfego.
Com o avanço da agricultura em Mato Grosso, aumentou o número de veículos de carga, que passaram a contar com maior número de compartimentos para o transporte de grãos. Pivetta citou que na região médio-norte é produzido cerca de 40% da safra de grãos de Mato Grosso. E esse montante é escoado pela BR 163. O trecho não duplicado está justamente entre Posto Gil e Sinop, região que concentra as maiores lavouras do Estado.
Diante disso, Otaviano Pivetta assinalou que a situação da BR 163 esse é um problema moral que interessa a todos os mato-grossenses, mas que não depende apenas das nossas forças e vontade política para ser resolvido.
“É desumano nós ficarmos aqui assistindo essa barbárie, que é o movimento da BR 163 sem, mesmo que não seja um problema jurídico do Estado, mas é um problema moral nosso. E nós estamos prontos. Se o Governo Federal quiser agilizar esse processo, o Estado de Mato Grosso está pronto para dar as mãos com o governo federal e avançar rapidamente pra solução. A ANTT sabe o que precisa. O Ministério dos Transportes sabe o que precisa”, ressaltou.
O vice-governador mato-grossense assinalou que falava a respeito da posição do Governo de Mato Grosso, representando o governador Mauro Mendes, na intenção de solucionar o problema da BR 163.
“Mato Grosso está pronto para entrar no jogo e ajudar o Governo Federal a resolver esse problema. A proposta foi feita e a bola tá no campo da ANTT e do Ministério de Infraestrutura. Nós estamos aguardando a bola chegar pra gente entrar no jogo”, pontuou.
Confira
Ver essa foto no Instagram