A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde-MT, está finalizando o processo de mudança do Horto Municipal que estava em funcionamento às margens da Avenida das Nações para seu novo endereço, aos fundos do Espaço do Empreendedor, próximo a Fundação Rio Verde de Pesquisas.
De acordo com o Secretário de Agricultura, Marcio Albieri, a atual área onde funcionava o Horto, acabou ficando pequena devido a abertura da Avenida Beira Mata, e não atendia mais as necessidades especificas.
A nova área conta com 10 hectares e terá toda estrutura necessária para o cultivo de plantas ornamentais que são utilizadas para embelezar os canteiros centrais, bem como na produção de mudas de arvores frutíferas e nativas, que são distribuídas para a população.
“Nós conseguimos uma autorização especial da SEMA – Secretaria de Estado de Meio Ambiente – para implantação no nosso novo horto. Temos todo projeto estrutural e arquitetônico, temos o projeto de licenciamento ambiental desse nova área, fizemos um poço artesiano. De fato esta área está totalmente legalizada”, salientou Albieri.
“Com essa mudança vamos conseguir produzir muito mais mudas, como palmeiras imperiais, vamos produzir ainda mais árvores nativas para o projeto Passivo Zero (que de 600 hectares de áreas degradada já reduziu para 200 hectares). Vamos produzir em grande escala mudas frutíferas nesse novo horto, onde vamos unir ao projeto Frutifica Lucas, onde vamos doar essas mudas”.
O Secretário destacou ainda que toda estrutura que estava sendo utilizada no antigo espaço, desde canos, equipamentos e até estrutura de barracão, será reaproveitada no novo horto, garantindo economia para os cofre públicos, bem como preservando o meio ambiente.
O novo horto receberá o nome da Engenheira Agrônoma Cleuza Ceolin Buzanello, vítima de acidente automobilístico em 2015, quando se dirigia à Cuiabá para reunião de trabalho. Cleuza era funcionária pública municipal ficou responsável pelo horto por 10 anos.
A atual gestão deverá implantar, com auxilio do Governo do Estado, a nova sede do 13º Batalhão da Polícia Militar no espaço do antigo Horto Municipal.