Nova espécie de fungo descoberta em Mato Grosso ameaça trabalhadores rurais

Fonte: CENÁRIOMT

Nova espécie de fungo descoberta em Mato Grosso ameaça trabalhadores rurais
Nova espécie de fungo descoberta em Mato Grosso ameaça trabalhadores rurais

Uma descoberta recente no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT), em Cuiabá, Mato Grosso, revelou uma nova espécie de fungo, o Paracoccidioides lutzii, que causa a Paracoccidioidomicose (PCM). A PCM é uma micose sistêmica que afeta principalmente trabalhadores rurais e outras pessoas em contato direto com o solo.

O fungo se aloja no solo, e ao remexer a terra, a pessoa inala, indo parar nos pulmões. A paracoccidioidomicose (PCM) pode causar sequelas pulmonares crônicas, como fibrose pulmonar e alterações enfisematosas, e uma série de manifestações clínicas típicas, como úlceras na mucosa oral, nasal, gânglios cervicais, lesões em pele, em ossos, e mais raramente, em mucosa ocular e outros sítios anatômicos.

A descoberta foi uma colaboração entre pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). A nova espécie foi nomeada em homenagem ao Dr. Adolfo Lutz, que descreveu o primeiro caso da doença há 117 anos.

A identificação da nova espécie e a obrigatoriedade de notificação da doença em Mato Grosso reforçam a necessidade de monitoramento epidemiológico e melhoria das estratégias de diagnóstico e controle da PCM no Brasil. A PCM não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento adequado. Em Mato Grosso, os casos são acompanhados pelo Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM).

Pesquisas em andamento, como a parceria com a Secretaria de Estado Agricultura Familiar/MT (SEAF), estão coletando amostras de sangue de agricultores familiares para identificar fatores epidemiológicos em nove municípios da Baixada Cuiabana. O Ministério da Saúde também está financiando um projeto para desenvolver um antígeno que possa ser usado em laboratórios de todo o Brasil.

Atualmente, apenas o laboratório de sorologia para PCM no laboratório de Micologia/Investigação da Faculdade de Medicina/UFMT realiza essa sorologia manualmente.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!