Mato Grosso enfrenta grave crise de incêndios florestais

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso enfrenta grave crise de incêndios florestais
Mato Grosso enfrenta grave crise de incêndios florestais

Mato Grosso enfrenta uma grave crise de incêndios florestais. Nesta quinta-feira (26), o Corpo de Bombeiros Militar do estado mobilizou mais de mil bombeiros para combater 49 focos de incêndio em diversas cidades. A situação é crítica, principalmente em regiões como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal.

Na Chapada dos Guimarães, os bombeiros estão combatendo um incêndio de grandes proporções entre a região de Monjolo e a Comunidade Cachoeira Rica. Para conter as chamas, estão sendo utilizados um avião, dois caminhões-pipa e cinco caminhonetes. A Prefeitura de Chapada dos Guimarães e proprietários rurais também estão auxiliando nas ações.

Outro foco de incêndio aterroriza a região do Lago do Manso, também em Chapada dos Guimarães. Equipes especializadas estão trabalhando para controlar as chamas e evitar a propagação para áreas de preservação ambiental.

No Pantanal, a situação é igualmente preocupante. O incêndio na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, está controlado, mas as equipes continuam monitorando a área para evitar reacesos.

Outros focos de incêndio estão sendo combatidos no Parque Estadual do Guirá e na região da Baia Grande, próximo à Estação Ecológica do Taiamã, em Cáceres. Fazendas como São José do Piquiri, Indiana e Laguna também estão sendo atingidas pelas chamas.

Para enfrentar essa crise, o Corpo de Bombeiros conta com o apoio de diversas instituições, como a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Defesa Civil do Estado, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Ibama, ICMBio, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).