Foi entregue no final da manhã desta segunda-feira (31) em Lucas do Rio Verde uma nova viatura de combate a incêndios ao Corpo de Bombeiros. A unidade tem capacidade de armazenamento de 10 mil litros de água dará mais autonomia aos militares nos trabalhos de combate.
A viatura foi totalmente preparada para atender os trabalhos do Corpo de Bombeiros e está estimada em cerca de R$ 650 mil. Parte do recurso é fruto de emenda do deputado federal Neri Geller (PP), que atendeu pedidos dos vereadores Zinho Pereira (PP) e Wlad Mesquita (PRTB).
“Lucas do Rio Verde tem muitos problemas de incêndio, principalmente na seca e na época da colheita da safra, do milho. Já ocorreram aqui em Lucas vários acidentes, alguns inclusive que provocou morte”, ressaltou Geller.
“Fico feliz em poder representar Lucas do Rio Verde. Fizemos essa emenda junto, eu e Wladimir, e fico feliz pelo caminhão vir pra Lucas e atender a população”, enalteceu Zinho.
“Isso mostra o quanto é importante a articulação política, conversar com todos porque a gente sempre busca o melhor para o município”, pontuou Mesquita, citando a participação de todos os entes federativos para a vinda do veículo para o município.
Avanços
O comandante do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso, Coronel Alessandro Borges, mencionou os avanços que a instituição tem obtido. Segundo ele, a proposta melhorar cada vez mais a logística para atender melhor a sociedade. “Essa viatura dá condições para que os militares façam o combate em incêndios urbanos e rurais, dando mais eficiência às nossas atividades”, observou.
Para o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a entrega da viatura faz parte do planejamento do Governo do Estado. Ele ressaltou as parcerias com o município e com os representantes políticos na Câmara Federal para viabilizar a aquisição de veículos e equipamentos. “A sociedade só tem a ganhar. Hoje são equipamentos para o Corpo de Bombeiros pra poder atender a cidade. A sociedade de Lucas é que ganha, pois são municípios que vão receber esse tipo de equipamento”, adiantou.
O prefeito Miguel Vaz agradeceu ao governo pela entrega e envolvimento de demais agentes políticos que possibilitaram o atendimento a uma necessidade do Corpo de Bombeiros. “Como prefeito, a gente busca fazer esse trabalho integrado com as forças de segurança, apoiar a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, a Guarda Municipal, para que a segurança melhore aqui no município. É o nosso objetivo”, ressaltou.
Maior autonomia
Comandante adjunto do Corpo de Bombeiros no município, tenente Gustavo Correa assinalou que a nova viatura de combate a incêndios dará maior autonomia. O oficial adiantou que, embora nessa época do ano não ocorram incêndios florestais, a viatura à disposição para eventuais incêndios urbanos.
“Nesta época não temos incêndios florestais, que pra nós começa com o período da seca, a partir de maio, junho. Neste período temos aumento dessas ocorrências”, declarou. “A ideia é que possamos ele e outro que já tínhamos aqui,porque a gente sabe que a cidade está crescendo e cada vez mais precisamos de pessoal e viaturas”, completou.