Mais um contentor de lixo foi encontrado destruído e, por isso, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) alerta para o mau uso dessas lixeiras em Lucas do Rio Verde.
Os trabalhadores da autarquia foram recolher o material do contentor azul, destinado para materiais recicláveis, na manhã do último sábado (14), quando se depararam com o bem público cheio de rachaduras, sem uma das rodinhas e com a tampa também quebrada.
De acordo com o Saae, o contentor estava na Rua João Goulart, no bairro Jaime Seiti Fujii. Moradores relataram aos trabalhadores que ouviram, durante a madrugada, o barulho de uma batida. Os munícipes informaram ainda que um motorista teria perdido o controle da direção do veículo, quebrado a tampa de um bueiro e, depois, atingido o contentor, que ficou destruído.
Quanto custa um contentor de lixo? Saiba o prejuízo quando eles são destruídos
Em Lucas do Rio Verde, o preço atual de um contentor é de R$ 1.600 e, quando são passíveis de conserto, também há um custo aos cofres públicos, uma média de R$ 200 cada lixeira consertada. Esse contentor em específico não poderá ser consertado, devido ao nível de dano na peça. Entretanto, os pedaços serão usados para remendos em outros containers.
A Prefeitura ressalta que os contentores não devem ser utilizados para outros fins, como treinamento de autoescola, bricadeiras de crianças, assim como não devem ser removidos dos locais deixados Saae, pois fazem parte da rota dos caminhões da coleta de resíduos.
Além de não destruir os contentores, outra forma de colaborar para a preservação do patrimônio público é denunciando, caso presencie o ato de vandalismo:
Saae – (65) 3539-7700
Guarda Municipal – 153
Polícia Militar – 190
Quanto custa um contentor de lixo? Saiba o prejuízo quando eles são destruídos