O município de Lucas do Rio Verde é referência em imunização no estado de Mato Grosso, ocupando o segundo lugar na lista dos municípios com população superior a 60 mil habitantes que obtiveram a melhor performance na campanha de vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza até 31 de setembro deste ano.
A premiação ocorreu nesta quinta-feira (18), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Lucas do Rio Verde foi representado pela titular da pasta de Saúde, a médica Fernanda Heldt Ventura, e pela coordenadora da Vigilância em Saúde do município, a enfermeira Cláudia Engelmann.
O município alcançou mais de 91,33% de cobertura contra a Covid-19 e 93,29% contra a gripe H1N1. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.
“Essa premiação é um estímulo à manutenção do serviço, à ampliação do acesso à vacinação e o reconhecimento de toda a gestão. Um reflexo de todo o trabalho desenvolvido em conjunto”, declarou a secretária Fernanda Heldt Ventura.
De acordo com os critérios estabelecidos pelo programa, receberiam um ponto os municípios que tivessem entre 80% e 85% da população imunizada contra o vírus influenza, três pontos os que conseguissem vacinar de 85% a 90% e cinco pontos aqueles com 90% a 95% dos habitantes vacinados.
Também foram adotadas regras para a pontuação sobre a vacinação de Covid-19 levando em consideração primeira e segunda doses contra o coronavírus distribuídas até 21 de setembro pelo Ministério da Saúde e aplicadas até o último dia do mês. O cálculo, feito a partir da quantidade de imunizantes recebidos pela população em relação às unidades ofertadas ao município, atribuiu dois pontos para os que conseguissem vacinar entre 90% e 95% do público e cinco pontos para aqueles que abarcaram de 95% a 100% dos munícipes que tinham o perfil adequado para receberem a medicação.
Com isso, Lucas do Rio Verde foi premiado com R$ 200 mil. A transferência do incentivo financeiro será realizada em parcela única e o recurso será utilizado para viabilizar as ações e serviços voltados à vacinação local. O incentivo fez parte do programa Imuniza Mais MT, lançado em julho deste ano pelo Governo do Estado de Mato Grosso com o intuito de incentivar e aumentar o número de pessoas vacinadas no estado, cumprindo, assim, a meta do Ministério da Saúde.
“Foi uma sensação muito boa pelo reconhecimento de um excelente trabalho que a equipe de imunização oferece à cidade, principalmente neste ano em que foi exigido mais dos profissionais da área. O trabalho foi intenso, devido à vacinação da Covid-19. Estou muito feliz”, comemorou a coordenadora Cláudia Engelmann.
O município de Lucas do Rio Verde está avançando cada vez mais na campanha de vacinação, buscando sensibilizar a população sobre manter o cartão de vacina atualizado, não somente em relação a Covid-19, mas também aos demais imunizantes que são necessários para evitar a volta de doenças que já foram erradicadas por meio da vacinação.
Governador vai dar continuidade à premiação para municípios que melhor vacinarem