Um incêndio florestal de grandes proporções está consumindo áreas de preservação permanentes – APP’s – e palhada de milho em propriedades rurais que circundam a cidade de Lucas do Rio Verde (MT) nesta quarta-feira (17).
Informações apuradas pelo CenárioMT junto ao Corpo de Bombeiros (13ªCBM), dão conta de que ao menos três regiões estão ardendo em chamas.
Uma delas em uma propriedade rural do grupo Piccini, localizada no Distrito de Primaverinha, em Sorriso. O fogo atingiu palhada, parte de uma reserva e a vegetação seca as margens da BR-163. Neste local estão atuando equipe do Corpo de Bombeiros (10ª CBM) de Sorriso, Defesa Civil e funcionários da fazenda, que utilizaram tratores e caminhões-pipa.
Ainda em território sorrisense, porém, bem próximo à cidade de Lucas do Rio Verde, fazendas localizadas na estrada da comunidade Morocó também estão em chamas.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde, Brigada Mista e funcionários trabalham para conter as chamas. Aceiros estão sendo feitos para evitar que o fogo se alastre para outras localidades.
De acordo com os militares, a primeira ação foi conter os focos de incêndio nas proximidades das sedes das fazendas e em seguida o combate nas palhadas e áreas de preservação.
A densa nuvem de fumaça, misturada à poeira, pode ser vista a quilômetros de distância.
A baixa umidade relativa do ar, associada ao forte vento, está favorecendo o avanço do fogo.
Outro foco de calor com certa intensidade está sendo registrado nesta terça-feira (17) na região de Itambiquara, comunidade rural de Lucas do Rio Verde.