Em meio à cerimônia fúnebre de Sílvio Fávero, OAB, Assembleia e Governos municipal e estadual alinharam uma possibilidade de homenagear o advogado e parlamentar. Fávero faleceu de covid-19 neste sábado. Antes mesmo de ingressar na vida política, Sílvio se envolveu com causas sociais e defendeu a advocacia.
Em entrevista à imprensa, o presidente da OAB em Lucas do Rio Verde, advogado Ednilson Zanardini Menezes, confirmou o alinhamento com os poderes para a homenagem ao colega advogado. “Vamos sugerir para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso colocar o nome de ‘Sílvio Antônio Fávero no novo Fórum de Lucas do Rio Verde, que é uma obra que a OAB ajudou a fazer, o Sílvio ajudou a fazer. Nós queremos fazer essa homenagem justa, de batizar o novo Fórum com o nome do nosso deputado querido, nosso guerreiro, que agora está nos braços do pai”, disse.
Menezes destacou que a morte de Sílvio é uma perda para toda a sociedade mato-grossense. O presidente da OAB, subsecção de Lucas do Rio Verde, lembra que os feitos do advogado e parlamentar são incontestáveis. “Principalmente para a advocacia. Ele era da nossa subsecção, advogado militante, galgou passos largos, chegou a vice-prefeito, deputado estadual. Lá (Assembleia Legislativa) travou grandes batalhas em prol da advocacia e toda a sociedade”, lamentou.
Deputado atuante
Apesar de curta trajetória política, Sílvio Fávero conquistou espaço no Parlamento Estadual. Líder do governo na Assembleia Legislativa, Dilmar Dal Bosco lembra que fez o convite para Sílvio militar na política. “O Sílvio sempre foi meu amigo. Eu até trouxe ele pra política, quando foi candidato a vice-prefeito na Prefeitura de Lucas do Rio Verde e depois fui entusiasta pra que fosse candidato a deputado estadual”, recorda.
“Entrou na Assembleia Legislativo em 1º de fevereiro de 2019 já motivado, com pautas importantes, sempre defendendo a linha que o Bolsonaro fazia ao país, trazendo pra AL-MT, agregando com os nossos colegas deputados, ganhando seu espaço de maneira brilhante”, completou Dal Bosco.
Deputado artilheiro
Fávero participava de várias comissões na AL-MT, principalmente na de Constituição e Justiça. Além disso, foi um dos principais defensores e articuladores das escolas cívico-militar em Mato Grosso, tendo reconhecida essa característica.
O desempenho do parlamentar em pouco mais de 2 anos de mandato foi elogiado por colegas. Wilson Santos, dos deputados mais experientes, lembrou que Fávero é autor de várias leis importantes, como a que permite o pagamento do IPVA no cartão de crédito. A quantidade de matérias apresentadas lhe rendeu o apelido de ‘deputado artilheiro’.
“O Sílvio era uma revelação. A qualidade dos projetos dele, um dos deputados mais produtivos, usuário assíduo da Tribuna”, detalhou. “Foi autor de centenas de projetos de lei. Sempre presente, defensor de um Brasil honesto e transparente”, completou.
Vacinação
Aliado de Silvio Fávero na trajetória que o levou à Prefeitura de Lucas do Rio Verde, o deputado federal Neri Geller participou da cerimônia fúnebre. Além de lamentar a perda do amigo, Geller diz que o falecimento traz preocupação e reforça a necessidade de vacinação em massa da população. A medida pode diminuir o número de mortes de brasileiros por covid-19.
“Esse covid está batendo cada vez mais forte na porta de nossas casas. Precisamos fazer o que fizemos no Congresso no ano passado: votar as matérias, disponibilizar recursos, dar prioridade, deixar de lado a questão político-partidária, ideológica, e começar a se preocupar com isso”, frisou.
“A partida do Silvio não vai ser em vão, vai trazer uma reflexão muito grande pra todas as lideranças, pra que não seja feita politicagem, faça efetivamente o que tem que ser feito, que é cuidar da saúde pública”, pede o parlamentar.