É proibido acender velas e castiçais no Cemitério de Lucas do Rio Verde

A restrição está regulamentada por Decreto Municipal e ganha mais destaque agora no período de seca

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Cemiterio de lucas do rio verde - Jardim da Paz
Ascom Prefeitura/Divulgação

A Secretaria de Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde alerta a população para os perigos de acender velas e castiçais nas lápides que ficam no gramado do Cemitério de Lucas do Rio Verde Jardim da Paz. De acordo com o artigo 2º, do Decreto Municipal nº 4.118/2018, está proibida a instalação de jarros e castiçais no setor jardim do cemitério devido à facilidade de ocorrência de incêndios no local.

e proibido acender velas e casticais no cemiterio jardim da paz

O secretário municipal de Planejamento e Cidade, Welligton Souto, esclarece a preocupação do Município com o risco de queimadas e incêndio no interior do cemitério. “Nós respeitamos a espiritualidade de cada um e de cada família, mas a área do cemitério como um todo está sujeita a riscos de incêndios por ser uma área de gramado. E, devido ao tempo de seca, apesar de ser proibido [acender fogo] em qualquer época do ano, qualquer fagulha que ali cair por acidente pode gerar um estrago maior. Tem um local específico para acender velas, que é a ala Cruzeiro, lá é o local apropriado para isso. Por isso, contamos com a colaboração de todos para evitar este tipo de problema”, frisou.

Por outro lado, ainda conforme decreto, ornamentação dos jazigos é permitida com flores naturais, desde que colocadas atrás das lápides. Mas, por motivos de saúde pública, elas serão retiradas semanalmente pela administração do cemitério.

O Cemitério Municipal fica na Avenida Bahia esquina com a Avenida Goiás, no bairro Jardim das Palmeiras. Em caso de dúvida, o munícipe pode entrar em contato pelos telefones (65) 3548-2591/ 3548-2576 / 3549-8359 ou por e-mail: planejamento@lucasdorioverde.mt.gov.br.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.