Câmara de Lucas do Rio Verde aprova estatuto que transforma Guarda Municipal

Proposta de emenda durante a sessão extraordinária provocou suspensão dos trabalhos para debater sugestão de modificação de última hora

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2022 03 15 at 06.06.43
Integrantes da GM acompanharam a discussão e votação do Estatuto da instituição. (Foto: CenárioMT)

Os vereadores aprovaram, em duas sessões extraordinárias, o estatuto da Guarda Municipal de Lucas do Rio Verde. As mudanças propostas servem para ampliar as atribuições da instituição, que passará a se chamar Guarda Civil Municipal. Uma das mudanças, por exemplo, será a aquisição de armamento, processo que já está em andamento.

A primeira, das duas sessões, teve que suspensa. Os vereadores foram discutir e ver a legalidade de uma emenda sugerida de última hora.  O presidente da Câmara, Daltro Figur, temeu que a sessão extraordinária realizada no fim de semana. A apresentação de uma emenda de última hora gerou debates, mas após alguns minutos os vereadores voltaram ao plenário, rejeitaram a emenda e aprovaram o projeto por unanimidade.

“É uma reivindicação antiga dessa nossa guarda, essa valorosa guarda municipal nossa. Um ano e meio praticamente de estudo, de reunião, e chegar nesse momento é muito importante. Eu fico feliz por eles e por a gente ter a possibilidade criar essas condições”, declarou o presidente da Câmara, Daltro Figur, destacando que o Estatuto vai valorizar ainda mais os integrantes da nova Guarda Civil Municipal.

WhatsApp Image 2022 03 15 at 06.06.43 1

“Nós assumimos para que fosse estudado o estatuto, nós fizemos isso durante o ano passado. Formamos uma comissão por parte da prefeitura, da Guarda Municipal e também por parte do sindicato que os representa. e hoje culminou na aprovação do estatuto e tenho certeza que quem ganha muito com isso é a sociedade luverdense e também a Guarda Municipal”, comemorou o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes.

Guarda Municipal armada

Com a aprovação do Estatuto, a Guarda Civil Municipal passará por treinamento específico. A partir do segundo semestre, os agentes receberão armas para atuar no dia a dia. “Todos os guardas, a partir de agora, vão ser reenquadrados. Nós já estamos com um projeto de fazer a avaliação psicológica deles e também o condicionamento físico. Estão requisitos para que eles possam usar armas a partir do segundo semestre. Isso muda muita coisa na vida deles e também da sociedade”, explicou Nunes, anunciando que o Poder Público está adquirindo armas de grosso calibre e pistolas.

Um dos integrantes da Guarda conversou com a reportagem e explicou que a programação de treinamentos e exames psicológicos já foi apresentada. Oliveira, que fez parte da comissão, essa capacitação faz parte do protocolo da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp.

“Como a nossa guarda já é executada em serviço de segurança pública, sem os equipamentos adequados, essa adaptação ela tem que ser feita. Todos os agentes vão passar por exames médicos e psicológicos. Após aprovados nesses exames, eles vão passar pelo treinamento ostensivo que o SENASP determina”, detalha Oliveira, ressaltando que são mais de 400 horas de cursos, incluindo a parte teórica e técnica, onde é incluído o armamento.

O agente explica que há praticamente 3 anos começaram os entendimentos para atualizar o Estatuto. O pedido para que isso acontecesse foi formalizado pelo agente Alessandro Braga. “Ele foi o que deu o pontapé inicial. Houve uma comissão anterior à nossa. Essa expectativa foi realmente de melhorias porque o anseio de toda instituição era servir e proteger a comunidade. E como servir e proteger a comunidade sendo que você não consegue dar proteção nem pro seu colega que está ao lado? Então com o equipamento adequado, necessário, toda ligação que chegar à nossa base não terá como a gente falar não tem como atender por falta de equipamento”, observou, citando situações em que a Guarda não conseguia atender as demandas locais.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.