A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está avançando nos projetos de esgoto, buscando a universalização do saneamento. Nesta quinta-feira (22), foi realizada a licitação de uma estação modular para tratamento de esgoto doméstico. Ao todo, seis empresas participaram do certame.
A implantação desta unidade colabora com a geração de melhorias para o meio ambiente, uma vez que alguns dos indicadores de qualidade de vida estão relacionados às medidas objetivas do nível das condições ambientais, de vida e da relação das pessoas com a sociedade e com a natureza.
A estação está integrada ao projeto e execução das obras da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Norte Fase 1, que tem por objetivo garantir aos despejos domésticos gerados pelo município de Lucas do Rio Verde um padrão de qualidade compatível com os níveis determinados pela Legislação Ambiental vigente. A ETE será instalada junto às lagoas de tratamento, próximo ao Ecoponto.
As águas geradas na ETE Norte serão lançadas no Rio Verde, conforme a concepção da estação de tratamento de esgoto doméstico pelo processo de lodos ativados, modalidade aeração prolongada e deverão atender aos valores preconizados na legislação.
Conforme o projeto, o processo de aeração prolongada é amplamente utilizado para tratamento de efluentes domésticos, com resultados comprovadamente excelentes, ocorrendo remoções de matéria orgânica BDO5 superiores a 90%. Entre outras vantagens, o sistema aerado contribui para a não geração de odores desagradáveis, não atrai vetores tais como ratos, baratas, moscas e outros, possui tecnologia moderna em tratamento de águas residuárias e é um sistema com operação relativamente fácil.
Vereadores justificam investimento de esgoto sanitário em Lucas do Rio Verde