Desde o último domingo (12), um incêndio assola a Terra Indígena Portal do Encantado, localizada na região de fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia, onde reside a comunidade indígena Chiquitano. A terra está próxima ao município de Porto Esperidião, a 358 km de Cuiabá.
Militares do Exército e Corpo de Bombeiros estão mobilizados na tentativa de conter as chamas que, de acordo com informações, levaram ao resgate de oito indígenas, que foram transferidos para locais mais seguros devido à intensidade do fogo.
Apesar da proporção significativa, não foram registradas vítimas ou mortes de animais até o momento, sendo que somente a flora nativa foi afetada. Os militares destacaram que os indígenas realocados estão em segurança. Na quarta-feira (15), foi observada uma diminuição na intensidade do incêndio em comparação aos dias anteriores, mas ainda há focos que exigem combate.
Em um vídeo divulgado, o Cacique Vitor e sua esposa expressaram gratidão pelo apoio do Exército no enfrentamento das chamas e na realocação dos residentes para outras aldeias.
A Terra Indígena Portal do Encantado abrange uma área de 43 mil hectares e é lar de aproximadamente 1046 indígenas da etnia Chiquitano. Situada na faixa de fronteira do estado, a terra engloba terras dos municípios de Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade. A situação continua a ser monitorada pelas autoridades, com esforços concentrados na preservação da área e na segurança da comunidade afetada.